Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDourado, Luís Antônio da Silva-
dc.date.accessioned2024-06-24T18:49:50Z-
dc.date.available2024-06-24-
dc.date.available2024-06-24T18:49:50Z-
dc.date.issued2022-03-14-
dc.identifier.citationDOURADO, Luís Antônio da Silva. Análise de sentimentos de tweets em português-brasileiro utilizando Inteligência Artificial. Orientador: Frederico Santos de Oliveira. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Várzea Grande, 2022. Versão eletrônicapt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/3967-
dc.description.abstractWith the rapid growth of social media worldwide, the vast amount of information circulating there has become a valuable database for research and behavioral analysis. In recent years, Twitter has emerged as one of the largest sources of opinion on the internet, with an average of 500 million tweets created daily, each with up to 280 characters. Sentiment analysis refers to the study of emotions, opinions, and feelings expressed in a text, carried out through the analysis of the polarities present in the sentences. Given this context, the aim of this work is to develop and implement a web application for data annotation via manual classification, which will serve as a basis for training a model generated by machine learning algorithms. This model uses feature extraction techniques and Bayes' Theorem for the automatic classification of texts in Brazilian Portuguese. In the end, part of the dataset created using the web application is used to train the model, while the remaining part is used for its evaluation. Subsequently, accuracy is analyzed using a table that shows the classification frequencies for each class of the model, known as a confusion matrix.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2024-06-24T18:49:35Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Luís Antônio da Silva Dourado.pdf: 1660437 bytes, checksum: 7b7e07cfebba112907f64f1f5a46ba2a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Alex Alves Almeida (alexjerry1@gmail.com) on 2024-06-24T18:49:50Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Luís Antônio da Silva Dourado.pdf: 1660437 bytes, checksum: 7b7e07cfebba112907f64f1f5a46ba2a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-06-24T18:49:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Luís Antônio da Silva Dourado.pdf: 1660437 bytes, checksum: 7b7e07cfebba112907f64f1f5a46ba2a (MD5) Previous issue date: 2022-03-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAnálise de sentimentos de tweets em português-brasileiro utilizando Inteligência Artificialpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Frederico Santos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6696015652553104pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Frederico Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6696015652553104pt_BR
dc.contributor.referee2Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.contributor.referee3Marins, Joyce Aline de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4242028973790027pt_BR
dc.description.resumoCom o alto crescimento das redes sociais no mundo, a vasta quantidade de informações ali circulante tem servido como uma base de dados valiosa para pesquisas e análises comportamentais. Nos últimos anos, o Twitter se destacou como uma das maiores fontes de opinião na internet, com uma média de 500 milhões de tweets criados diariamente, cada um com até 280 caracteres. A análise de sentimentos refere-se ao estudo das emoções, opiniões e sentimentos expressos em um texto, sendo realizada através da análise das polaridades presentes nas sentenças. Dado esse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver e implementar uma aplicação web para anotação de dados via classificação manual, a qual servirá como base para o treinamento de um modelo gerado por algoritmos de aprendizado de máquina. Este modelo utiliza técnicas de extração de características e o Teorema de Bayes para a classificação automática de textos em português brasileiro. Ao final, parte do conjunto de dados criado utilizando a aplicação web é usada para treinar o modelo, enquanto a parte restante é destinada à sua avaliação. Posteriormente, a precisão é analisada por meio de uma tabela que mostra as frequências de classificação para cada classe do modelo, conhecida como matriz de confusão.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.keywordMídias sociaispt_BR
dc.subject.keywordMeios de comunicaçãopt_BR
dc.subject.keywordParticipação do públicopt_BR
dc.subject.keywordPlataformas digitaispt_BR
dc.subject.keywordRedes sociais (online)pt_BR
dc.subject.keyword2Social mediapt_BR
dc.subject.keyword2Mass mediapt_BR
dc.subject.keyword2Audience participationpt_BR
dc.subject.keyword2Digital platformspt_BR
dc.subject.keyword2Social networks (online)pt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Luís Antônio da Silva Dourado.pdf1.62 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.