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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de sentimentos de tweets em português-brasileiro utilizando Inteligência Artificial
Autor(es): Dourado, Luís Antônio da Silva
Orientador(a): Oliveira, Frederico Santos de
Membro da Banca: Oliveira, Frederico Santos de
Membro da Banca: Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Membro da Banca: Marins, Joyce Aline de Oliveira
Resumo : Com o alto crescimento das redes sociais no mundo, a vasta quantidade de informações ali circulante tem servido como uma base de dados valiosa para pesquisas e análises comportamentais. Nos últimos anos, o Twitter se destacou como uma das maiores fontes de opinião na internet, com uma média de 500 milhões de tweets criados diariamente, cada um com até 280 caracteres. A análise de sentimentos refere-se ao estudo das emoções, opiniões e sentimentos expressos em um texto, sendo realizada através da análise das polaridades presentes nas sentenças. Dado esse contexto, o objetivo deste trabalho é desenvolver e implementar uma aplicação web para anotação de dados via classificação manual, a qual servirá como base para o treinamento de um modelo gerado por algoritmos de aprendizado de máquina. Este modelo utiliza técnicas de extração de características e o Teorema de Bayes para a classificação automática de textos em português brasileiro. Ao final, parte do conjunto de dados criado utilizando a aplicação web é usada para treinar o modelo, enquanto a parte restante é destinada à sua avaliação. Posteriormente, a precisão é analisada por meio de uma tabela que mostra as frequências de classificação para cada classe do modelo, conhecida como matriz de confusão.
Resumo em lingua estrangeira: With the rapid growth of social media worldwide, the vast amount of information circulating there has become a valuable database for research and behavioral analysis. In recent years, Twitter has emerged as one of the largest sources of opinion on the internet, with an average of 500 million tweets created daily, each with up to 280 characters. Sentiment analysis refers to the study of emotions, opinions, and feelings expressed in a text, carried out through the analysis of the polarities present in the sentences. Given this context, the aim of this work is to develop and implement a web application for data annotation via manual classification, which will serve as a basis for training a model generated by machine learning algorithms. This model uses feature extraction techniques and Bayes' Theorem for the automatic classification of texts in Brazilian Portuguese. In the end, part of the dataset created using the web application is used to train the model, while the remaining part is used for its evaluation. Subsequently, accuracy is analyzed using a table that shows the classification frequencies for each class of the model, known as a confusion matrix.
Palavra-chave: Mídias sociais
Meios de comunicação
Participação do público
Plataformas digitais
Redes sociais (online)
Palavra-chave em lingua estrangeira: Social media
Mass media
Audience participation
Digital platforms
Social networks (online)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Curso: Engenharia de Computação - CUVG
Referência: DOURADO, Luís Antônio da Silva. Análise de sentimentos de tweets em português-brasileiro utilizando Inteligência Artificial. Orientador: Frederico Santos de Oliveira. 2022. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Várzea Grande, 2022. Versão eletrônica
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3967
Data defesa documento: 14-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

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