Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4012
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ética animal e fisiologia da dor: uma questão sociocientífica para o ensino de biologia |
Autor(es): | Alves, Waylon Rodrigues |
Orientador(a): | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Pignati, Marina Teófilo |
Membro da Banca: | Cardoso, Silvia Carla da Silva |
Resumo : | O modo como os seres humanos se relacionam com a natureza, hegemonicamente, implica em práticas de exploração animal, partindo do entendimento controverso de que os animais não humanos devem garantir bem-estar e fornecer entretenimento aos humanos. Trazer este debate em sala de aula potencializa maior sensibilização daquelas/es que fazem parte da turma quanto aos direitos animais e pode fomentar às/aos estudantes processos de tomada de decisões sob perspectiva crítica. Para Peter Singer, o critério de consideração moral para animais não-humanos está na ética da senciência. Os seres sencientes possuem interesse em continuar vivos e em ótimas condições de vida, ou seja, querem ou desejam permanecer vivos, sem dor e sem sofrimento. Partindo dessa premissa, o presente trabalho objetivou desenvolver uma Questão Sociocientífica (QSC) que fomente o debate crítico acerca da ética animal e fisiologia da dor no contexto do Ensino de Biologia. Especificamente objetivamos: 1) analisar abordagens de ética animal no ensino de biologia por meio de uma revisão narrativa de literatura, e 2) desenvolver uma QSC sobre ética animal e fisiologia da dor potencial para o debate crítico no contexto de biologia; 3) elaborar uma ferramenta para validação por pares da intervenção de ensino baseada em QSC proposta. Para a elaboração da QSC, seguimos três elementos, sendo o primeiro a criação de um caso contendo diálogos e personagens aproximando de contextos socioculturais das/os estudantes, seguindo para a criação de questões orientadoras capazes de mobilizar aspectos de problemáticas sociocientíficas e, por último, objetivos de aprendizagem definidos a partir de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais. Para tanto, utilizamos a abordagem metodológica alinhado com a Pesquisa de Design Educacional, que engloba o estudo sistemático de projetar, desenvolver e analisar intervenções educacionais inovadoras e assim sendo, na primeira fase realizamos uma revisão do tipo narrativa para desenvolver a proposta de ensino e prosseguir com a validação por pares, na segunda fase. Nossos resultados indicam uma escassa abordagem quanto ao assunto de ética animal no Ensino de Biologia e uma falta de profundidade nas discussões. Partindo disso, foi desenvolvida uma QSC potencial para fomentar o debate sobre ética animal e fisiologia da dor no contexto do Ensino de Biologia, utilizando um caso contendo questões sobre o ensino de sistema nervoso e os mecanismos no qual os animais (humano e não-humano) podem sentir dor. Além disso, elaboramos uma ferramenta para validação da QSC proposta, a qual faremos em estudos posteriores. |
Resumo em lingua estrangeira: | The way humans relate to nature, hegemonically, implies in animal exploitation practices, based on the controversial understanding that non-human animals should ensure welfare and provide entertainment to humans. Bringing this debate into the classroom enhances the awareness of those who are part of the class about animal rights and can encourage students to make decisions under a critical perspective. For Peter Singer, the moral consideration criterion for non-human animals lies in the ethics of sentience. Sentient beings have an interest in remaining alive and in optimal living conditions, that is, they want or desire to remain alive without pain and suffering. Based on this premise, the present work aimed to develop a Social Science Question (SSQ) to foster a critical debate about animal ethics and pain physiology in the context of Biology Teaching. Specifically we aimed to: 1) analyze approaches to animal ethics in biology teaching through a narrative literature review, and 2) develop a SSC on animal ethics and pain physiology potential for critical debate in the biology context; 3) design a tool for peer validation of the proposed SSQ-based teaching intervention. For the elaboration of the SSQ, we followed three elements, the first being the creation of a case containing dialogues and characters approaching students' sociocultural contexts, followed by the creation of guiding questions capable of mobilizing aspects of socioscientific problems and, finally, learning objectives defined from conceptual, procedural and attitudinal contents. To this end, we used the methodological approach aligned with Educational Design Research, which encompasses the systematic study of designing, developing, and analyzing innovative educational interventions, and so, in the first phase we conducted a narrativetype review to develop the teaching proposal and proceed with peer validation in the second phase. Our results indicate a scarce approach to the subject of animal ethics in biology education and a lack of depth in the discussions. Based on this, we developed a potential SSQ to foster the debate about animal ethics and pain physiology in the context of Biology Teaching, using a case containing questions about teaching the nervous system and the mechanisms by which animals (human and non-human) can feel pain. In addition, we developed a tool for validation of the proposed SSQ, which we will do in further studies. |
Palavra-chave: | ensino de biologia ética animal questão sociocientífica dor |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | teaching biology animal ethics social-science issue pain |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | ALVES, Waylon Rodrigues. Ética animal e fisiologia da dor: uma questão sociocientífica para o ensino de biologia. 2023. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4012 |
Data defesa documento: | 26-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Waylon Rodrigues Alves.pdf | 786.46 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.