Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4070
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Adubação nitrogenada na cultura do milho : aspectos importantes e associação com substâncias biológicas
Autor(es): Zocolotto, Gustavo
Orientador(a): Pereira, Cassiano Spaziani
Membro da Banca: Pereira, Cassiano Spaziani
Membro da Banca: Vendramin Neto, Reni Waldir
Membro da Banca: Nunes, Naiara Rigo
Resumo : O milho é uma cultura amplamente utilizada pelo mundo todo devido as suas inúmeras utilidades, tanto para alimentação quanto como matéria prima para produção de energia. Um elemento químico que tende a ser fator limitando para o desenvolvimento desta cultura é o nitrogênio, pois é de fundamental importância no metabolismo de proteínas e produção de clorofila. O milho não realiza fixação de nitrogênio atmosférico como a cultura da soja, por isso é necessário realizar adubação com formulados químicos que supram a demanda da cultura por este nutriente. Alguns estudos tem sido realizados a fim de observar a eficiente de bactérias fixadoras de nitrogênio em simbiose com a cultura do milho. O Azospirillum brasiliense é uma das bactérias com maior potencial para essa associação. Visto isso o objetivo do presente trabalho foi realizar uma revisão com demonstração de resultados de estudos feitos a cerca da associação de doses de nitrogênio com A. brasiliense, a fim de obter incrementos na cultura do milho. Grande parte dos trabalhos encontrados apontam para sutis incrementos na produtividade da cultura quando associadas doses de nitrogênio parceladas com a bactéria assimiladora de nitrogênio, sendo essa uma possível alternativa para melhoria na qualidade biológica do solo.
Resumo em lingua estrangeira: Corn is a crop widely used around the world due to its numerous uses, both for food and as a raw material for energy production. A chemical element that tends to be a limiting factor for the development of this crop is nitrogen, as it is of fundamental importance in protein metabolism and chlorophyll production. Corn does not perform atmospheric nitrogen fixation like the soybean crop, so it is necessary to carry out fertilization with chemical formulas that meet the crop's demand for this nutrient. Some studies have been carried out in order to observe the efficiency of nitrogen-fixing bacteria in symbiosis with the corn crop. Azospirillum brasiliense is one of the bacteria with the greatest potential for this association. In view of this, the objective of the present work was to carry out a review with demonstration of the results of studies carried out about the association of nitrogen doses with A. brasiliense, in order to obtain increases in the corn crop. Grande parte dos trabalhos encontrados apontam para sutis incrementos na produtividade da cultura quando associadas doses de nitrogênio parceladas com a bactéria assimiladora de nitrogênio, sendo essa uma possível alternativa para melhoria na qualidade biológica do solo.
Palavra-chave: Azospirillum sp.
Zea mays
Rendimento de grãos
Palavra-chave em lingua estrangeira: Azospirillum sp
Zea mays
Grain Yeld
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::AGRONOMIA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop
Programa: Agronomia - CUS
Referência: ZOCOLOTTO, Gustavo. Adubação nitrogenada na cultura do milho: aspectos importantes e associação com substâncias biológicas. 2021. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Agronomia) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4070
Data defesa documento: 9-Jul-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Agronomia - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Gustavo Zocolotto.pdf468.44 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.