Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4097
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Além dos números : um breve olhar sobre a presença feminina na Matemática
Autor(es): Bonissoni, Emanuelle
Orientador(a): Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Membro da Banca: Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues
Membro da Banca: Santana, Geslane Figueiredo da Silva
Membro da Banca: Laier, Simone Simionato dos Santos
Resumo : O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar alguns dos desafios históricos, sociais e culturais enfrentados pelas mulheres no campo científico e, principalmente, matemático. O mesmo se desdobra sobre uma pesquisa de cunho bibliográfico, apresentando, também, a biografia de dez mulheres matemáticas inspiradoras, com o intuito de averiguar os fatores que levaram a presença feminina na matemática a ser, de certa forma, ofuscada. Durante o desenvolvimento da temática, foi possível observar que a mulheres encontraram muitos empecilhos quando decidiram ingressar nos estudos matemáticos, sejam eles na aceitação ou na comprovação de suas capacidades. Elas foram impedidas, por muito tempo, não só de estudarem ou produzirem conhecimento científico, mas também de contribuírem com a disseminação desse conhecimento, já que as instituições acadêmicas não aceitavam mulheres no corpo docente, cenário que só começou a mudar, minimamente, a partir do século XIX. Estudar a história da ciência e, principalmente, da matemática, por exemplo, pode ser um forte aliado na compreensão de como se deu o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos que se têm atualmente, bem como para reforçar do porquê a presença das mulheres na matemática ser tão escassa, isso porque ainda existem resquícios de discursos que indicam que as mulheres não são dadas à racionalidade, sendo à elas atribuídos valores relacionados ao lado emocional e sensível da vida, o que seria incompatível com o raciocínio pertencente ao campo matemático.
Resumo em lingua estrangeira: The main objective of this work is to present some of the historical, social and cultural challenges faced by women in the scientific and, mainly, mathematical fields. The same unfolds over a bibliographical research, also presenting a biography of ten female mathematicians, with the aim of investigating the factors that led to the female presence in mathematics being, in a certain way, overshadowed. During the development of the theme, it was possible to observe that women encountered many obstacles when they decided to enter our mathematical studies, whether accessible or proving their capabilities. They were prevented, for a long time, not only from studying or producing scientific knowledge, but also from contributing to the dissemination of this knowledge, as academic institutions did not accept women as faculty, a scenario that only began to change, minimally, from from the 19th century. Studying the history of science and, mainly, mathematics, for example, can be a strong ally in understanding how the development of mathematical knowledge that we currently have took place, as well as reinforcing why the presence of women in mathematics is so scarce, this is because there are still remnants of discourses that show that women are not given to rationality, with values related to the emotional and sensitive side of life being attributed to them, which would be incompatible with reasoning belonging to the mathematical field.
Palavra-chave: História da Matemática
Educação Matemática
Conhecimentos Científicos e Matemáticos
Matemática - Mulheres
Palavra-chave em lingua estrangeira: History of Mathematics
Mathematics Education
Scientific and Mathematical Knowledge
Mathematics - Women
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Curso: Matemática - CUS
Referência: BONISSONI, Emanuelle. Além dos números: um breve olhar sobre a presença feminina na Matemática. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4097
Data defesa documento: 26-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_EMANUELLE BONISSONI.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.