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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4099
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Ensino de funções quadráticas com alunos deficientes visuais : experiências de uma professora em formação inicial |
Autor(es): | Barreto, Débora Kézya Brasileiro Cardoso |
Orientador(a): | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Membro da Banca: | Fagundes, Fábio Nascimento |
Membro da Banca: | Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues |
Resumo : | A Educação Especial em escolas regulares ainda é um processo novo no Brasil e ainda carece de materiais didáticos, paradidáticos, registros de experiências e de conhecimentos a respeito da formação inicial de professores para atuar e constituir ambientes educacionais inclusivos. Nesta perspectiva, este trabalho é um conjunto de produções textuais elaborados com coautorias e parcerias, constituintes de uma trajetória de formação inicial, que busca destacar como as vivências em diferentes espaços como: a Universidade, escola e o Núcleo Braille, cada um com suas ações e peculiaridades, com diversos profissionais (professora de sala regular, professora de atendimento educacional especializado, professores formadores e professores especialistas em Educação Especial) ao lidarem com dois grupos de alunos diferentes (grupo dos alunos deficientes visuais e o grupo de alunos videntes), constituíram um ambiente colaborativo para uma educação inclusiva e equitativa. O conjunto de fragmentos da trajetória formativa da professora em formação inicial em busca de compreender e exercitar o trabalho didático colaborativo como alternativa para promoção da educação inclusiva apresenta: o uso de material manipulável para o ensino de funções quadráticas voltado para alunos deficientes visuais; relata e discute a organização do trabalho didático colaborativo com base nas ideias de Ressonância Colaborativa, Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) e Coensino; apresenta uma reflexão sobre seus aprendizados ao aprender para ensinar o comportamento dos parâmetros 𝑎 e 𝑏 referente ao posicionamento do vértice da parábola no plano cartesiano compartilhando considerações a respeito dessa trajetória formativa e; expõe uma sugestão de sequência didática “Material Manipulável para o Ensino de Funções Quadráticas: um meio de favorecer as práticas inclusivas”. Ao final, são tecidas algumas considerações sobre desenvolver e aplicar a sequência didática para dois públicos de alunos distintos, e as contribuições que este trabalho proporcionou para a docente em formação inicial, oportunizando-lhe o aprendizado concernente ao conteúdo de funções, metodologia científica e experiências acadêmicas e profissionais para lidar com situações efetivas de inclusão na educação escolar. |
Resumo em lingua estrangeira: | Special Education in regular schools is still a new process in Brazil and still lacks didactic and para-didactic materials, records of experiences and knowledge about the initial training of teachers to act and constitute inclusive educational environments. In this perspective, this work is a set of textual productions elaborated with co-authors and partnerships, constituting a trajectory of initial formation, which seeks to highlight how the experiences in different spaces such as: the University, school and the Braille Center, each with their own actions and peculiarities, with several professionals (regular classroom teacher, specialized educational service, teacher trainers and specialist teachers in Special Education) when dealing with two different groups of students (visually impaired students group and sighted students group ), constituted a collaborative environment for inclusive and equitable education. The set of fragments of the formative trajectory of the teacher in initial formation in search of understanding and exercising the collaborative didactic work as an alternative to promote inclusive education presents: the use of manipulative material for teaching quadratic functions aimed at visually impaired students; reports and discusses the organization of collaborative didactic work based on the ideas of Collaborative Resonance, Universal Design for Learning (UDL) and Co-teaching; presents a reflection on their learning when learning to teach the behavior of parameters a and b regarding the positioning of the vertex of the parabola in the Cartesian plane, sharing considerations about this formative trajectory and; exposes a suggestion for a didactic sequence “Manipulable Material for Teaching Quadratic Functions: a means of favoring inclusive practices”. At the end, some considerations are made about developing and applying the didactic sequence to two different audiences of students, and the contributions that this work provided for the teacher in initial training, providing opportunities for learning concerning the content of functions, scientific methodology and experiences academics and professionals to deal with effective situations of inclusion in school education. |
Palavra-chave: | Educação Especial Coensino Sequência-Didática Ensino de Matemática Formação inicial |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Special Education Co-teaching Following teaching Teaching of Mathematics Initial formation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Matemática - CUS |
Referência: | BARRETO, Débora Kézya Brasileiro Cardoso. Ensino de funções quadráticas com alunos deficientes visuais: experiências de uma professora em formação inicial. 2020. 130f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2020. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4099 |
Data defesa documento: | 9-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
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