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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Arborescer : experiências de educação ambiental na UFMT Campus de Sinop
Autor(es): Ferreira, Jessika Fernanda Nunes
Orientador(a): Santos, Juliano de Paulo dos
Membro da Banca: Santos, Juliano de Paulo dos
Membro da Banca: Trugillo, Edneuza Alves
Membro da Banca: Felipe, Rafaella Teles Arantes
Resumo : A EA (Educação Ambiental) é uma dimensão da educação, sendo empregada a ela muitas interpretações e nomenclaturas diferentes. Partindo desse pressuposto, neste trabalho as discussões serão norteadas por meio dos conceitos de EA Tradicional, EA Crítica e EA Pós-crítica. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo caracterizar e analisar o Arborescer, um projeto de extensão universitária desenvolvido na Universidade Federal de Mato Grosso – Campus Universitário de Sinop (UFMT – CUS). Para isso, foi consultado o acervo documental e midiático do projeto, desde o início das atividades, em 2010, até o momento presente, em 2023. As informações levantadas foram utilizadas para a elaboração de quadros com as descrição das atividades realizadas. Também foram conduzidas entrevistas com os professores idealizadores do projeto, bem como aplicação de um Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) aos membros do projeto. O DRP foi respondido por 23 pessoas, sendo os dados discutidos, e as perspectivas e sugestões apresentadas ao final do trabalho. É possível perceber que o Arborescer mudou a forma de trabalhar a EA, assumindo atualmente um caráter mais próximo da EA Póscrítica. Existe também uma dificuldade em relação à recurso humano, sendo sugerido o uso do DRP para avaliação e proposição de novas estratégias para atrair mais estudantes. Sobre suas potencialidades, o Arborescer é visto pelos seus membros como um espaço para socialização, aprendizagem e realização de atividades práticas e de EA. Muito provavelmente, o próximo passo do Arborescer será o engajamento no debate de políticas públicas para fomentar a EA no Norte do Mato Grosso.
Resumo em lingua estrangeira: The Environmental Education (EE) is a dimension of education, encompassing various interpretations and nomenclatures. Based on this assumption, this work was guided by the concepts of Traditional EE, Critical EE, and Post-critical EE. In this context, the objective of this study was to characterize and analyze "Arborescer," an extension project developed at the Federal University of Mato Grosso – Sinop Campus (UFMT – CUS). The project's documentary and media collection was consulted, spanning from its inception in 2010 to the present moment in 2023. The gathered information was used to create charts describing the activities. Interviews were conducted with the project's founding professors, and a Participatory Rapid Appraisal (PRA) was administered to project members. The PRA was completed by 23 individuals, and the data were discussed, with perspectives and suggestions provided at the end of the study. It is evident that Arborescer has transformed the approach to EE, currently aligning more closely with Post-critical EE. Challenges exist regarding human resources, suggesting the use of PRA for evaluation and proposing new strategies to attract more students. Arborescer is perceived by its members as a space for socialization, learning, and engaging in practical EE activities. The next step for Arborescer will likely involve engaging in public policy discussions to promote EE in Northern Mato Grosso.
Palavra-chave: Multidisciplinaridade
Extensão universitária
Meio Ambiente
Palavra-chave em lingua estrangeira: Multidisciplinarity
University extension
Environment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA) – Sinop
Programa: Engenharia Florestal - CUS
Referência: FERREIRA, Jessika Fernanda Nunes. Arborescer: experiências de educação ambiental na UFMT Campus de Sinop. 2023. 135f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Florestal) – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais, Sinop, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4106
Data defesa documento: 29-Sep-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Florestal - Sinop

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