Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4110
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Yves Silva Lima dos-
dc.date.accessioned2024-07-11T19:22:53Z-
dc.date.available2024-03-15-
dc.date.available2024-07-11T19:22:53Z-
dc.date.issued2024-04-04-
dc.identifier.citationSANTOS, Yves Silva Lima dos. O uso das tecnologias digitais nas aulas de Educação Física. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4110-
dc.description.abstractThe article addresses the incorporation of Information and Communication Technologies (ICTs) in education as inseparable elements of the teaching action and of the teaching and learning cycle in its entirety. This is justified by the fact that the curricular, pedagogical and methodological integration of ICTs has become a critical need for both students and teachers in contemporary society. The objective of this study was to know what the literature says about the use of digital technologies in Physical Education classes. This study adopted a methodological approach based on bibliographical research, identified by a qualitative and descriptive nature. The results showed that technologies play an intrinsic role in teachers' educational approach, and their adoption has driven educators to convert the classroom into dynamic learning environments, fostering creativity, imagination and the co-construction of knowledge. It is concluded that digital technologies provide an engagement with Physical Education classes at school to new levels, enriching the learning process, encouraging student participation and allowing an effective adaptation to emerging challenges.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-11T19:21:57Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Yves Silva Lima dos Santos.pdf: 384937 bytes, checksum: a2686710db71bc18e031f8321310064d (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-11T19:22:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Yves Silva Lima dos Santos.pdf: 384937 bytes, checksum: a2686710db71bc18e031f8321310064d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-11T19:22:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Yves Silva Lima dos Santos.pdf: 384937 bytes, checksum: a2686710db71bc18e031f8321310064d (MD5) Previous issue date: 2024-04-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO uso das tecnologias digitais nas aulas de Educação Físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Warley Carlos de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082809234439322pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Warley Carlos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5082809234439322pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães Neto, Anibal Monteiro de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5023174064373373pt_BR
dc.contributor.referee3Cruz, Guibison da Silva-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6062041234637701pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1605211791263314pt_BR
dc.description.resumoO artigo aborda a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação como elementos inseparáveis da ação docente e do ciclo de ensino e aprendizagem em sua totalidade. Isso se justifica pelo fato de que a integração curricular, pedagógica e metodológica das TICs tornou-se uma necessidade crítica tanto para alunos quanto para professores na sociedade contemporânea. O objetivo do presente estudo foi conhecer o que diz a literatura sobre o uso das tecnologias digitais nas aulas de Educação Física. Este estudo adotou uma abordagem metodológica baseada em pesquisa bibliográfica, identificada por uma natureza qualitativa e descritiva. Os resultados motraram que as tecnologias desempenham um papel intrínseco na abordagem educativa dos professores, e sua adoção tem impulsionado os educadores a converter a sala de aula em ambientes dinâmicos de aprendizado, fomentando a criatividade, a imaginação e a co-construção do conhecimento. Conclui-se que as tecnologias digitais proporcionam um engajamento com as aulas de Educação Física escolar a novos patamares, enriquecendo o processo de aprendizagem, incentivando a participação dos alunos e permitindo uma adaptação eficaz a desafios emergentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEducação Física - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICApt_BR
dc.subject.keywordEducação Físicapt_BR
dc.subject.keywordformação de professorpt_BR
dc.subject.keywordtecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subject.keyword2Physical Educationpt_BR
dc.subject.keyword2teacher trainingpt_BR
dc.subject.keyword2information and communication technologypt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Educação Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Yves Silva Lima dos Santos.pdf375.92 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.