Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4110
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O uso das tecnologias digitais nas aulas de Educação Física |
Autor(es): | Santos, Yves Silva Lima dos |
Orientador(a): | Souza, Warley Carlos de |
Membro da Banca: | Souza, Warley Carlos de |
Membro da Banca: | Magalhães Neto, Anibal Monteiro de |
Membro da Banca: | Cruz, Guibison da Silva |
Resumo : | O artigo aborda a incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação como elementos inseparáveis da ação docente e do ciclo de ensino e aprendizagem em sua totalidade. Isso se justifica pelo fato de que a integração curricular, pedagógica e metodológica das TICs tornou-se uma necessidade crítica tanto para alunos quanto para professores na sociedade contemporânea. O objetivo do presente estudo foi conhecer o que diz a literatura sobre o uso das tecnologias digitais nas aulas de Educação Física. Este estudo adotou uma abordagem metodológica baseada em pesquisa bibliográfica, identificada por uma natureza qualitativa e descritiva. Os resultados motraram que as tecnologias desempenham um papel intrínseco na abordagem educativa dos professores, e sua adoção tem impulsionado os educadores a converter a sala de aula em ambientes dinâmicos de aprendizado, fomentando a criatividade, a imaginação e a co-construção do conhecimento. Conclui-se que as tecnologias digitais proporcionam um engajamento com as aulas de Educação Física escolar a novos patamares, enriquecendo o processo de aprendizagem, incentivando a participação dos alunos e permitindo uma adaptação eficaz a desafios emergentes. |
Resumo em lingua estrangeira: | The article addresses the incorporation of Information and Communication Technologies (ICTs) in education as inseparable elements of the teaching action and of the teaching and learning cycle in its entirety. This is justified by the fact that the curricular, pedagogical and methodological integration of ICTs has become a critical need for both students and teachers in contemporary society. The objective of this study was to know what the literature says about the use of digital technologies in Physical Education classes. This study adopted a methodological approach based on bibliographical research, identified by a qualitative and descriptive nature. The results showed that technologies play an intrinsic role in teachers' educational approach, and their adoption has driven educators to convert the classroom into dynamic learning environments, fostering creativity, imagination and the co-construction of knowledge. It is concluded that digital technologies provide an engagement with Physical Education classes at school to new levels, enriching the learning process, encouraging student participation and allowing an effective adaptation to emerging challenges. |
Palavra-chave: | Educação Física formação de professor tecnologia de informação e comunicação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Physical Education teacher training information and communication technology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Educação Física - CUA |
Referência: | SANTOS, Yves Silva Lima dos. O uso das tecnologias digitais nas aulas de Educação Física. 2024. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4110 |
Data defesa documento: | 4-Apr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Yves Silva Lima dos Santos.pdf | 375.92 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.