Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4111
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Brinquedo pós-crítico como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física: relação entre gênero e escola |
Autor(es): | Guirra Filho, Frederico Jorge Saad |
Orientador(a): | Marani, Vitor Hugo |
Membro da Banca: | Marani, Vitor Hugo |
Membro da Banca: | Rodrigues, Sara Andrade |
Membro da Banca: | França, Ábia Lima de |
Resumo : | Este relato de experiência se apresenta como efeito de um processo de pesquisa, realizado no Programa de Residência Pedagógica (PRP), a partir da imersão em um colégio público da rede estadual no município de Barra do Garças, em Mato Grosso (MT). Esse processo investigativo surgiu do interesse de trabalhar a temática gênero e basquete nas aulas de Educação Física, desse modo, foi desenvolvido o Brinquedo Pós-Crítico, a partir das interlocuções no projeto de Extensão “Brinquedos pós-críticos: subversões lúdicas e Educação Física” e do grupo de pesquisa Corpo, Diferença e Educação Física (CODEF). Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo exploratória, que lança mão de dois procedimentos metodológicos: a criação do brinquedo e o diário de campo. O relato da experiência foi dividido em dois tópicos: o primeiro, intitulado “Driblando o preconceito e acertando a cesta da inclusão: processo de construção do brinquedo”, que focalizou no processo de elaboração do “Basquete para todes” e o segundo, “Os passes de experiências subversivas na Educação Física Escolar: Ponto do brinquedo "Basquete para todes", tratou do processo do brincar no contexto escolar. Fechando com as considerações finais, analisando se os objetivos do brinquedo foram atingidos, se as reações dos alunos foram positivas ou negativas, e os pontos positivos e negativos que o brinquedo pós-crítico trouxe durante sua experiência com os estudantes, fazendo relação com os objetivos da pesquisa também. |
Resumo em lingua estrangeira: | This experience report is presented as the effect of a research process, carried out in the Pedagogical Residency Program (PRP), based on immersion in a public school in the state network in the municipality of Barra do Garças, in Mato Grosso (MT). This investigative process arose from the interest in working on the theme of gender and basketball in Physical Education classes, thus, the Post-Critical Toy was developed, based on the dialogues in the Extension project “Post-critical toys: playful subversions and Physical Education” and the research group Body, Difference and Physical Education (CODEF). This is qualitative research, of an exploratory nature, which uses two methodological procedures: the creation of the toy and the field diary. The experience report was divided into two topics: the first, entitled “Dodging prejudice and hitting the inclusion basket: toy construction process”, which focused on the process of creating “Basketball for all” and the second, “The passes of subversive experiences in School Physical Education: "Basquete para todes" toy point, dealt with the process of playing in the school context. |
Palavra-chave: | basquete brincar jogo mulheres educação física escolar |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | basketball to play game women school physical education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Educação Física - CUA |
Referência: | GUIRRA FILHO, Frederico Jorge Saad. Brinquedo pós-crítico como ferramenta pedagógica nas aulas de educação física: relação entre gênero e escola. 2024. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4111 |
Data defesa documento: | 1-Apr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Educação Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Frederico Jorge Saad Guirra Filho.pdf | 767.75 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.