Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4114
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de literatura na era digital: o papel da fanfiction na formação do leitor literário |
Autor(es): | Ramos, Breenda Michele Alves |
Orientador(a): | Castro, Junior Cesar Ferreira de |
Membro da Banca: | Araújo, Nádia Cristina da Silva |
Membro da Banca: | Carvalho, Tereza Ramos de |
Membro da Banca: | Pereira, Luciano da Silva |
Resumo : | O presente estudo propõe-se examinar o papel da fanfiction no contexto do ensino de literatura e na formação do leitor, destacando a sua relevância na era digital e no processo de letramento literário. A pesquisa se baseia em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, descritivo e analítico com viés teórico voltado ao gênero fanfiction, a educação e ao ensino de literatura. Com a crescente popularidade das comunidades de fãs nos ambientes virtuais e o seu impacto significativo na produção e consumo de conteúdo literário, especialmente entre os jovens, o trabalho visa indagar como a fanfiction contribui com o desenvolvimento cognitivo e a formação humana dos alunos. Ao explorá-la como uma ferramenta pedagógica, a discussão tem como objetivo reacender o interesse do professor e do aluno pela literatura e fomentar as habilidades e as competências essenciais da leitura, escrita e análise crítica. Os resultados obtidos buscam mostrar como a fanfiction vem desempenhando um papel muito relevante no ensino de literatura, proporcionando aos estudantes uma oportunidade única de se envolverem de maneira criativa com textos literários. Além disso, a prática da fanfiction estimula a imaginação, promove a expressão pessoal e incentiva a colaboração. Portanto, a fanfiction pode ser uma valiosa aliada no processo de formação do leitor, ampliando suas perspectivas ao instigar sua curiosidade e enriquecer sua experiência leitora com a literatura. |
Resumo em lingua estrangeira: | This article aims to examine the role of fanfiction in the context of teaching literature and reader training, highlighting its relevance in the contemporary digital era and in the process of literary literacy. The research is based on the author's personal observation about the growing popularity of fanfictions in the online environment and their significant impact on the production and consumption of literary content, especially among young people. By exploring fanfiction as a pedagogical tool, the study aims to rekindle students' interest in literature and foster the development of essential reading, writing and critical analysis skills. The results obtained suggest that fanfiction plays a relevant role in teaching literature, providing students with a unique opportunity to engage creatively with literary texts. Furthermore, the practice of fanfiction stimulates imagination, promotes personal expression and encourages collaboration between students. It is concluded, therefore, that fanfiction can be a valuable ally in the reader's education process, broadening their perspectives, instigating their curiosity and enriching their experience with literature. |
Palavra-chave: | ensino de literatura formação do leitor fanfic leitura e escrita |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | teaching literature reader training role of fanfic reading and writing |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | RAMOS, Breenda Michele Alves. O ensino de literatura na era digital: o papel da fanfiction na formação do leitor literário. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4114 |
Data defesa documento: | 9-Apr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Breenda Michele Alves Ramos.pdf | 552.96 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.