Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4114
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O ensino de literatura na era digital: o papel da fanfiction na formação do leitor literário
Autor(es): Ramos, Breenda Michele Alves
Orientador(a): Castro, Junior Cesar Ferreira de
Membro da Banca: Araújo, Nádia Cristina da Silva
Membro da Banca: Carvalho, Tereza Ramos de
Membro da Banca: Pereira, Luciano da Silva
Resumo : O presente estudo propõe-se examinar o papel da fanfiction no contexto do ensino de literatura e na formação do leitor, destacando a sua relevância na era digital e no processo de letramento literário. A pesquisa se baseia em uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, descritivo e analítico com viés teórico voltado ao gênero fanfiction, a educação e ao ensino de literatura. Com a crescente popularidade das comunidades de fãs nos ambientes virtuais e o seu impacto significativo na produção e consumo de conteúdo literário, especialmente entre os jovens, o trabalho visa indagar como a fanfiction contribui com o desenvolvimento cognitivo e a formação humana dos alunos. Ao explorá-la como uma ferramenta pedagógica, a discussão tem como objetivo reacender o interesse do professor e do aluno pela literatura e fomentar as habilidades e as competências essenciais da leitura, escrita e análise crítica. Os resultados obtidos buscam mostrar como a fanfiction vem desempenhando um papel muito relevante no ensino de literatura, proporcionando aos estudantes uma oportunidade única de se envolverem de maneira criativa com textos literários. Além disso, a prática da fanfiction estimula a imaginação, promove a expressão pessoal e incentiva a colaboração. Portanto, a fanfiction pode ser uma valiosa aliada no processo de formação do leitor, ampliando suas perspectivas ao instigar sua curiosidade e enriquecer sua experiência leitora com a literatura.
Resumo em lingua estrangeira: This article aims to examine the role of fanfiction in the context of teaching literature and reader training, highlighting its relevance in the contemporary digital era and in the process of literary literacy. The research is based on the author's personal observation about the growing popularity of fanfictions in the online environment and their significant impact on the production and consumption of literary content, especially among young people. By exploring fanfiction as a pedagogical tool, the study aims to rekindle students' interest in literature and foster the development of essential reading, writing and critical analysis skills. The results obtained suggest that fanfiction plays a relevant role in teaching literature, providing students with a unique opportunity to engage creatively with literary texts. Furthermore, the practice of fanfiction stimulates imagination, promotes personal expression and encourages collaboration between students. It is concluded, therefore, that fanfiction can be a valuable ally in the reader's education process, broadening their perspectives, instigating their curiosity and enriching their experience with literature.
Palavra-chave: ensino de literatura
formação do leitor
fanfic
leitura e escrita
Palavra-chave em lingua estrangeira: teaching literature
reader training
role of fanfic
reading and writing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Programa: Letras - CUA
Referência: RAMOS, Breenda Michele Alves. O ensino de literatura na era digital: o papel da fanfiction na formação do leitor literário. 2024. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4114
Data defesa documento: 9-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Breenda Michele Alves Ramos.pdf552.96 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.