Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4116
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O TDAH em foco: algumas reflexões |
Autor(es): | Moraes, Karulini Gonçalves de |
Orientador(a): | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Cardoso Neto, Odorico Ferreira |
Resumo : | O objetivo deste trabalho é ajudar na compreensão do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) considerando-se a discussão, a educação especial, a educação inclusiva, o professor inclusivo, apresentados por Mantoan (2003), Glat e Fernandes (2005), Caliman (2010), entre outros. Foram selecionados artigos referentes à educação inclusiva, a visão de vários autores sobre o TDAH, sobre a declaração de Salamanca, entre outros para que pudesse haver largo conhecimento e entendimento sobre o tema apresentado. Parte-se da ideia de que o TDAH é um transtorno neurobiológico que se identificado o quanto antes, e com intervenções necessárias, pode melhorar a evolução de pessoas com diagnosticadas com o transtorno. Diante dessa perspectiva, o professor inclusivo, que tenha preparo para poder identificar os sintomas de pessoas com TDAH é de suma importância, pois assim poderá alertar os pais para levar a criança a um especialista. Nesse sentido, a educação inclusiva para poder funcionar tem que ter apoio da comunidade escolar, adotando medidas e preparo para os professores conhecerem e entenderem sobre o TDAH. |
Resumo em lingua estrangeira: | The aim of this work is to help in the understanding of ADHD by considering the discussion on ADHD, special education, inclusive education, inclusive teacher, presented by (Mantoan 2003), Glat and Fernandes (2005), (Caliman 2010), among others. Articles were selected on inclusive education, the view of various authors on ADHD, the Salamanca declaration, among others, so that there could be some knowledge and understanding of the subject presented. It is based on the idea that ADHD is a neurobiological disorder which, if identified as soon as possible and with the necessary interventions, can improve the development of people with ADHD. From this perspective, an inclusive teacher who is trained to identify the symptoms of people with ADHD is of the utmost importance, as this teacher can then alert the parents to take the child to a specialist. In order for inclusive education to work, the school community must support it by adopting measures and training teachers to know and understand ADHD. |
Palavra-chave: | TDAH inclusão professor inclusivo |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | ADHD inclusion inclusive teacher |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | MORAES, Karulini Gonçalves de. O TDAH em foco: algumas reflexões. 2024. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4116 |
Data defesa documento: | 12-Apr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Karulini Gonçalves de Moraes.pdf | 322.33 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.