Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Marcos Vinícius Ferreira-
dc.date.accessioned2024-07-16T19:17:17Z-
dc.date.available2024-04-15-
dc.date.available2024-07-16T19:17:17Z-
dc.date.issued2024-04-09-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marcos Vinicius Ferreira. A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4118-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-12T19:59:22Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Marcos Vinicius Ferreira Carvalho.pdf: 286986 bytes, checksum: 6c4393ffc7dc15f1408e095fe7dfbeb3 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:17:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Marcos Vinicius Ferreira Carvalho.pdf: 286986 bytes, checksum: 6c4393ffc7dc15f1408e095fe7dfbeb3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T19:17:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Marcos Vinicius Ferreira Carvalho.pdf: 286986 bytes, checksum: 6c4393ffc7dc15f1408e095fe7dfbeb3 (MD5) Previous issue date: 2024-04-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMTpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Geralda Fatima de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0919026431611928pt_BR
dc.contributor.referee3Sena, Danielle Gonçalves-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3048400480903678pt_BR
dc.description.resumoNeste artigo são apresentados alguns estudos, discussões e reflexões sobre o tema “formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica no Curso de Letras, do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT”. O principal objetivo da pesquisa é “realizar um relato de experiência como Aluno-Residente, a partir das vivências obtidas e realizadas nas fases de ambientação, semirregência e regência, no PRP/Letras/CUA/UFMT”. A metodologia do trabalho foi baseada nos estudos de Apolinário (2006), sobre as dimensões da pesquisca científica. Sobre os principais documentos e autores norteadores da discussão, temos: o Edital 24/2022/CAPES, a Portaria Capes nº 82, de 26 de abril de 2022, Gatti (2014), Mendes e outros (2015), Almeida (2017), Leite e outros (2018). Pelos estudos realizados e pela participação como Aluno-Residente do PRP/Letras/CUA/UFMT é possível concluir sobre a importância da Residência Pedagógica para a constituição docente, juntamente com os estudos proporcionados pela formação inicial em um Curso de Graduação/Licenciatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordcurso de Letraspt_BR
dc.subject.keywordformação docentept_BR
dc.subject.keywordprograma de residência pedagógicapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Marcos Vinicius Ferreira Carvalho.pdf280.26 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.