Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT |
Autor(es): | Carvalho, Marcos Vinícius Ferreira |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Rodrigues, Geralda Fatima de Souza |
Membro da Banca: | Sena, Danielle Gonçalves |
Resumo : | Neste artigo são apresentados alguns estudos, discussões e reflexões sobre o tema “formação docente por meio da participação no Programa de Residência Pedagógica no Curso de Letras, do Câmpus Universitário do Araguaia/UFMT”. O principal objetivo da pesquisa é “realizar um relato de experiência como Aluno-Residente, a partir das vivências obtidas e realizadas nas fases de ambientação, semirregência e regência, no PRP/Letras/CUA/UFMT”. A metodologia do trabalho foi baseada nos estudos de Apolinário (2006), sobre as dimensões da pesquisca científica. Sobre os principais documentos e autores norteadores da discussão, temos: o Edital 24/2022/CAPES, a Portaria Capes nº 82, de 26 de abril de 2022, Gatti (2014), Mendes e outros (2015), Almeida (2017), Leite e outros (2018). Pelos estudos realizados e pela participação como Aluno-Residente do PRP/Letras/CUA/UFMT é possível concluir sobre a importância da Residência Pedagógica para a constituição docente, juntamente com os estudos proporcionados pela formação inicial em um Curso de Graduação/Licenciatura. |
Palavra-chave: | curso de Letras formação docente programa de residência pedagógica |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Letras - CUA |
Referência: | CARVALHO, Marcos Vinicius Ferreira. A residência pedagógica na formação do professor de língua portuguesa e literatura: relato de um residente do curso de Letras/CUA/UFMT. 2024. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4118 |
Data defesa documento: | 9-Abr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Marcos Vinicius Ferreira Carvalho.pdf | 280.26 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.