Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKemmerich, Marynna Pereira-
dc.date.accessioned2024-07-16T19:18:13Z-
dc.date.available2023-12-05-
dc.date.available2024-07-16T19:18:13Z-
dc.date.issued2023-12-04-
dc.identifier.citationKEMMERICH, Marynna Pereira. A importância da família na escola. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4120-
dc.description.abstractThis article focuses on the family and the school, highlighting the importance of this partnership in the process of teaching learning, seeking a quality education. The process of teaching learning in education involves various agents, resources and individuals confronting theory and practice. Thus, it is necessary to expand this partnership by favoring the family presence in the school as an active member, since the school is a knowledge space. The main objective of this article is to highlight the importance of family participation in school life, as this relationship tends to improve the process of teaching learning. For the elaboration of this article, a bibliographic research based on books, published articles, documents and specific legislations of authors such as Souza (2012), Denssen, Polonia (2007), Nascimento (2011), Brazil (1990,1996) who emphasized the relevance of the family's participation in the school aiming at the improvement of the entire educational process. It is concluded, therefore, that it is very important for the family to be present not only in meetings, but also in routine activities, accompanying and helping the process of teaching learning to be more effective.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-12T21:36:37Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Marynna Pereira Kemmerich.pdf: 260181 bytes, checksum: 8298253b7984e51844f0e4807899d5de (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:18:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Marynna Pereira Kemmerich.pdf: 260181 bytes, checksum: 8298253b7984e51844f0e4807899d5de (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T19:18:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Marynna Pereira Kemmerich.pdf: 260181 bytes, checksum: 8298253b7984e51844f0e4807899d5de (MD5) Previous issue date: 2023-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA importância da família na escolapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Osmilto Moreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707773394230461pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Osmilto Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1707773394230461pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, Lucas Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3806198901120341pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Allison Ribeiro e-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4835103385148100pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1373583120523463pt_BR
dc.description.resumoO presente artigo tem como tema a família e a escola evidenciando a importância desta parceria no processo ensino-aprendizagem buscando uma educação de qualidade. O processo ensinoaprendizagem na educação envolve diversos agentes, recursos e individualidades que confrontam teoria e prática. Assim, é preciso ampliar esta parceria favorecendo a presença familiar na escola como membro atuante, pois a escola é um espaço formador de conhecimentos. O objetivo principal deste artigo é ressaltar a importância da participação da família na vida escolar, pois esta relação tende a melhorar o processo ensino-aprendizagem. Para elaboração deste artigo foi utilizado como embasamento teórico uma pesquisa bibliográfica com base em livros, artigos publicados, documentos e legislações específicas de autores como Souza (2012), Denssen, Polônia (2007), Nascimento (2011), Brasil (1990,1996) que destacaram a relevância da participação da família na escola visando a melhoraria de todo o processo educacional. Conclui-se, portanto, ser muito importante a família estar presente na unidade escolar, não apenas em reuniões, mas também nas atividades rotineiras, acompanhando e auxiliando para que o processo ensino-aprendizagem possa ser mais efetivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordfamíliapt_BR
dc.subject.keywordescolapt_BR
dc.subject.keywordprocesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.keyword2familypt_BR
dc.subject.keyword2schoolpt_BR
dc.subject.keyword2teaching learning processpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Marynna Pereira Kemmerich.pdf254.08 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.