Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4120
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A importância da família na escola |
Autor(es): | Kemmerich, Marynna Pereira |
Orientador(a): | Silva, Osmilto Moreira |
Membro da Banca: | Silva, Osmilto Moreira |
Membro da Banca: | Gonçalves, Lucas Fernando |
Membro da Banca: | Silva, Allison Ribeiro e |
Resumo : | O presente artigo tem como tema a família e a escola evidenciando a importância desta parceria no processo ensino-aprendizagem buscando uma educação de qualidade. O processo ensinoaprendizagem na educação envolve diversos agentes, recursos e individualidades que confrontam teoria e prática. Assim, é preciso ampliar esta parceria favorecendo a presença familiar na escola como membro atuante, pois a escola é um espaço formador de conhecimentos. O objetivo principal deste artigo é ressaltar a importância da participação da família na vida escolar, pois esta relação tende a melhorar o processo ensino-aprendizagem. Para elaboração deste artigo foi utilizado como embasamento teórico uma pesquisa bibliográfica com base em livros, artigos publicados, documentos e legislações específicas de autores como Souza (2012), Denssen, Polônia (2007), Nascimento (2011), Brasil (1990,1996) que destacaram a relevância da participação da família na escola visando a melhoraria de todo o processo educacional. Conclui-se, portanto, ser muito importante a família estar presente na unidade escolar, não apenas em reuniões, mas também nas atividades rotineiras, acompanhando e auxiliando para que o processo ensino-aprendizagem possa ser mais efetivo. |
Resumo em lingua estrangeira: | This article focuses on the family and the school, highlighting the importance of this partnership in the process of teaching learning, seeking a quality education. The process of teaching learning in education involves various agents, resources and individuals confronting theory and practice. Thus, it is necessary to expand this partnership by favoring the family presence in the school as an active member, since the school is a knowledge space. The main objective of this article is to highlight the importance of family participation in school life, as this relationship tends to improve the process of teaching learning. For the elaboration of this article, a bibliographic research based on books, published articles, documents and specific legislations of authors such as Souza (2012), Denssen, Polonia (2007), Nascimento (2011), Brazil (1990,1996) who emphasized the relevance of the family's participation in the school aiming at the improvement of the entire educational process. It is concluded, therefore, that it is very important for the family to be present not only in meetings, but also in routine activities, accompanying and helping the process of teaching learning to be more effective. |
Palavra-chave: | família escola processo ensino-aprendizagem |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | family school teaching learning process |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Programa: | Letras - CUA |
Referência: | KEMMERICH, Marynna Pereira. A importância da família na escola. 2023. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4120 |
Data defesa documento: | 4-Dec-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Marynna Pereira Kemmerich.pdf | 254.08 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.