Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Myllena Mayara de Freitas Ramalho-
dc.date.accessioned2024-07-16T19:18:36Z-
dc.date.available2024-04-15-
dc.date.available2024-07-16T19:18:36Z-
dc.date.issued2024-04-11-
dc.identifier.citationSOUZA, Myllena Mayara de Freitas Ramalho. Políticas públicas de inclusão/exclusão: impasses na escolarização de indígenas matogrossenses em Língua Portuguesa e Literatura. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4121-
dc.description.abstractThis study deals with the integration of indigenous students into the formal education system in Mato Grosso, Brazil, given the need for teaching methodologies that respect and value the cultural and linguistic diversity of indigenous peoples. The general objective of the work is to analyze the impact of public inclusion policies on the education of indigenous students, with a specific focus on the teaching-learning processes of Portuguese Language and Literature, in order to assess the extent to which this inclusion has been effective or has, on the contrary, reinforced the exclusion to which these peoples have been subjected for centuries. In order to fulfill the stated objective, the methodology consists of exploratory qualitative research, in that it is based on the study of primary and secondary sources in order to gain an in-depth understanding of a topic, without, however, undertaking field research. The results obtained indicate a series of difficulties faced by indigenous students in the education system due to the ineffectiveness of current public policies, since the interculturality advocated by official documents has not been properly addressed, including in Portuguese language and literature classes, in which multiculturalism is not part of teaching practices with regard to the different indigenous ethnic groups that inhabit the state.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-15T14:58:59Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Myllena Mayara de Freitas Souza.pdf: 503195 bytes, checksum: 6604f3fdd693d3ee08a466de0b7baefd (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:18:36Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Myllena Mayara de Freitas Souza.pdf: 503195 bytes, checksum: 6604f3fdd693d3ee08a466de0b7baefd (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T19:18:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Myllena Mayara de Freitas Souza.pdf: 503195 bytes, checksum: 6604f3fdd693d3ee08a466de0b7baefd (MD5) Previous issue date: 2024-04-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePolíticas públicas de inclusão/exclusão: impasses na escolarização de indígenas matogrossenses em Língua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Raimundo Expedito dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0070090312079084pt_BR
dc.contributor.referee1Sousa, Raimundo Expedito dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0070090312079084pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo, Nádia Cristina da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083578151270414pt_BR
dc.contributor.referee3Queiroz, Valéria Márcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0567959674315500pt_BR
dc.description.resumoEste estudo aborda a integração de estudantes indígenas no sistema educacional formal de Mato Grosso, Brasil, em face da necessidade de metodologias de ensino que respeitem e valorizem as diversidades culturais e linguísticas dos povos originários. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar o impacto das políticas públicas de inclusão sobre a educação dos estudantes indígenas, com foco específico nos processos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura, a fim de aquilatar em que medida essa inclusão tem sido efetiva ou tem configurado, ao contrário, um reforço da exclusão a que esses povos têm sido submetidos há séculos. Com vistas a cumprir o objetivo delimitado, a metodologia consiste em pesquisa qualitativa do tipo exploratória, na medida em que se baseia no estudo de fontes primárias e secundárias a fim de compreender com profundidade um tema, sem, contudo, empreender pesquisa de campo. Os resultados obtidos indicam uma série de dificuldades enfrentadas pelos estudantes indígenas no sistema educacional devido à ineficácia das políticas públicas vigentes, pois a interculturalidade preconizada pelos documentos oficiais não tem sido abordada devidamente, inclusive em aulas de Língua Portuguesa e Literatura, nas quais o multiculturalismo não pauta práticas docentes no que tange aos diferentes grupos étnicos indígenas que habitam o estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordpolíticas públicas de inclusãopt_BR
dc.subject.keywordeducação básicapt_BR
dc.subject.keywordestudantes indígenaspt_BR
dc.subject.keywordLíngua Portuguesa e Literaturapt_BR
dc.subject.keywordMato Grossopt_BR
dc.subject.keyword2public inclusion policiespt_BR
dc.subject.keyword2basic educationpt_BR
dc.subject.keyword2indigenous studentspt_BR
dc.subject.keyword2Portuguese Language and Literaturept_BR
dc.subject.keyword2Mato Grossopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Myllena Mayara de Freitas Souza.pdf491.4 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.