Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4121
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Políticas públicas de inclusão/exclusão: impasses na escolarização de indígenas matogrossenses em Língua Portuguesa e Literatura |
Autor(es): | Souza, Myllena Mayara de Freitas Ramalho |
Orientador(a): | Sousa, Raimundo Expedito dos Santos |
Membro da Banca: | Sousa, Raimundo Expedito dos Santos |
Membro da Banca: | Araújo, Nádia Cristina da Silva |
Membro da Banca: | Queiroz, Valéria Márcia |
Resumo : | Este estudo aborda a integração de estudantes indígenas no sistema educacional formal de Mato Grosso, Brasil, em face da necessidade de metodologias de ensino que respeitem e valorizem as diversidades culturais e linguísticas dos povos originários. O objetivo geral do trabalho consiste em analisar o impacto das políticas públicas de inclusão sobre a educação dos estudantes indígenas, com foco específico nos processos de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa e Literatura, a fim de aquilatar em que medida essa inclusão tem sido efetiva ou tem configurado, ao contrário, um reforço da exclusão a que esses povos têm sido submetidos há séculos. Com vistas a cumprir o objetivo delimitado, a metodologia consiste em pesquisa qualitativa do tipo exploratória, na medida em que se baseia no estudo de fontes primárias e secundárias a fim de compreender com profundidade um tema, sem, contudo, empreender pesquisa de campo. Os resultados obtidos indicam uma série de dificuldades enfrentadas pelos estudantes indígenas no sistema educacional devido à ineficácia das políticas públicas vigentes, pois a interculturalidade preconizada pelos documentos oficiais não tem sido abordada devidamente, inclusive em aulas de Língua Portuguesa e Literatura, nas quais o multiculturalismo não pauta práticas docentes no que tange aos diferentes grupos étnicos indígenas que habitam o estado. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study deals with the integration of indigenous students into the formal education system in Mato Grosso, Brazil, given the need for teaching methodologies that respect and value the cultural and linguistic diversity of indigenous peoples. The general objective of the work is to analyze the impact of public inclusion policies on the education of indigenous students, with a specific focus on the teaching-learning processes of Portuguese Language and Literature, in order to assess the extent to which this inclusion has been effective or has, on the contrary, reinforced the exclusion to which these peoples have been subjected for centuries. In order to fulfill the stated objective, the methodology consists of exploratory qualitative research, in that it is based on the study of primary and secondary sources in order to gain an in-depth understanding of a topic, without, however, undertaking field research. The results obtained indicate a series of difficulties faced by indigenous students in the education system due to the ineffectiveness of current public policies, since the interculturality advocated by official documents has not been properly addressed, including in Portuguese language and literature classes, in which multiculturalism is not part of teaching practices with regard to the different indigenous ethnic groups that inhabit the state. |
Palavra-chave: | políticas públicas de inclusão educação básica estudantes indígenas Língua Portuguesa e Literatura Mato Grosso |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | public inclusion policies basic education indigenous students Portuguese Language and Literature Mato Grosso |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Letras - CUA |
Referência: | SOUZA, Myllena Mayara de Freitas Ramalho. Políticas públicas de inclusão/exclusão: impasses na escolarização de indígenas matogrossenses em Língua Portuguesa e Literatura. 2024. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4121 |
Data defesa documento: | 11-Abr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Myllena Mayara de Freitas Souza.pdf | 491.4 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.