Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4122
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Nayara Freitas da-
dc.date.accessioned2024-07-16T19:20:52Z-
dc.date.available2024-04-12-
dc.date.available2024-07-16T19:20:52Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationSILVA, Nayara Freitas da. A leitura e a compreensão do humano – aspectos de egocentrismo infantil na obra “Pinote, o fracote, Janjão, o fortão”, de Fernanda Lopes de Almeida. 2024. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4122-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-15T15:11:34Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Nayara Freitas da Silva.pdf: 330112 bytes, checksum: d0efa53fa79c476c13d1d06ef96a9cfe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:20:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Nayara Freitas da Silva.pdf: 330112 bytes, checksum: d0efa53fa79c476c13d1d06ef96a9cfe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T19:20:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Nayara Freitas da Silva.pdf: 330112 bytes, checksum: d0efa53fa79c476c13d1d06ef96a9cfe (MD5) Previous issue date: 2024-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA leitura e a compreensão do humano – aspectos de egocentrismo infantil na obra “Pinote, o fracote, Janjão, o fortão”, de Fernanda Lopes de Almeidapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Wilza Cândida Santos e-
dc.description.resumoA literatura infantojuvenil desempenha um papel fundamental na formação das crianças, oferecendo entretenimento e reflexão sobre questões sociais e emocionais. Este estudo realiza algumas reflexões sobre a obra infantojuvenil, "Pinote, o Fracote, Janjão, o Fortão", de Fernanda Lopes de Almeida, com foco no egocentrismo infantil. Para o estudo sobre o egocentrismo infantil, foram utilizadas, especialmente, algumas teorias de Piaget (1932/1994). No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa baseou-se em estudos de Appolinário (2006). Também, discute-se a função social da literatura infantojuvenil no Brasil, destacando seu papel na promoção da imaginação, criatividade e desenvolvimento cognitivo das crianças. Estudiosos como Coelho (2000), Candido (2000), Coenga (2010) e Fortkamp Caldin (2003) enfatizam a capacidade da literatura infantojuvenil de educar, entreter e promover o desenvolvimento cognitivo e emocional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordleiturapt_BR
dc.subject.keywordliteratura infantojuvenilpt_BR
dc.subject.keywordegocentrismopt_BR
dc.subject.keyworddesenvolvimento infantilpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Nayara Freitas da Silva.pdf322.38 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.