Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4122
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A leitura e a compreensão do humano – aspectos de egocentrismo infantil na obra “Pinote, o fracote, Janjão, o fortão”, de Fernanda Lopes de Almeida
Autor(es): Silva, Nayara Freitas da
Orientador(a): Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Silva, Maria Claudino da
Membro da Banca: Mancini, Anna Maria Penalva
Membro da Banca: Silva, Wilza Cândida Santos e
Resumo : A literatura infantojuvenil desempenha um papel fundamental na formação das crianças, oferecendo entretenimento e reflexão sobre questões sociais e emocionais. Este estudo realiza algumas reflexões sobre a obra infantojuvenil, "Pinote, o Fracote, Janjão, o Fortão", de Fernanda Lopes de Almeida, com foco no egocentrismo infantil. Para o estudo sobre o egocentrismo infantil, foram utilizadas, especialmente, algumas teorias de Piaget (1932/1994). No que se refere aos aspectos metodológicos, a pesquisa baseou-se em estudos de Appolinário (2006). Também, discute-se a função social da literatura infantojuvenil no Brasil, destacando seu papel na promoção da imaginação, criatividade e desenvolvimento cognitivo das crianças. Estudiosos como Coelho (2000), Candido (2000), Coenga (2010) e Fortkamp Caldin (2003) enfatizam a capacidade da literatura infantojuvenil de educar, entreter e promover o desenvolvimento cognitivo e emocional.
Palavra-chave: leitura
literatura infantojuvenil
egocentrismo
desenvolvimento infantil
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia
Curso: Letras - CUA
Referência: SILVA, Nayara Freitas da. A leitura e a compreensão do humano – aspectos de egocentrismo infantil na obra “Pinote, o fracote, Janjão, o fortão”, de Fernanda Lopes de Almeida. 2024. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4122
Data defesa documento: 12-Abr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Nayara Freitas da Silva.pdf322.38 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.