Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Yana Carolina Martins-
dc.creatorSilva, Maria Claudino da-
dc.creatorMancini, Anna Maria Penalva-
dc.date.accessioned2024-07-16T19:23:02Z-
dc.date.available2024-04-15-
dc.date.available2024-07-16T19:23:02Z-
dc.date.issued2024-04-12-
dc.identifier.citationARAUJO, Yana Carolina Martins. O Conto Negrinha, de Monteiro Lobato: algumas reflexões sobre o nível emocional de leitura à luz das teorias de Maria Helena Martins. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4127-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-16T19:12:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Yana Carolina Martins Araujo.pdf: 849437 bytes, checksum: e039e5651e96d150140dd4ce6ca46c0a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-16T19:23:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Yana Carolina Martins Araujo.pdf: 849437 bytes, checksum: e039e5651e96d150140dd4ce6ca46c0a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-16T19:23:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Yana Carolina Martins Araujo.pdf: 849437 bytes, checksum: e039e5651e96d150140dd4ce6ca46c0a (MD5) Previous issue date: 2024-04-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleO Conto Negrinha, de Monteiro Lobato: algumas reflexões sobre o nível emocional de leitura à luz das teorias de Maria Helena Martinspt_BR
dc.typeArtigopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Maria Claudino da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4517268331597931pt_BR
dc.contributor.referee2Mancini, Anna Maria Penalva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5462156680054398pt_BR
dc.contributor.referee3Cardoso Neto, Odorico Ferreira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6965195631094693pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4707255312749381pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo realizar algumas reflexões sobre o Conto Negrinha, de Monteiro Lobato, com vistas a compreender a leitura como uma forma de acessar as emoções. O balizamento teórico fundamental para as reflexões foi realizado nos estudos de Maria Helena Martins, em seu Livro O que é Leitura (1985), no qual, a autora desmistifica o ato de ler, para além da mera decodificação de signos, afirmando que podemos realizar leituras nos níveis sensorial, emocional e racional. A partir disso, para este estudo, elegemos o nível emocional de leitura, para compreender, por exemplo, a função social da leitura, quando se lê o Conto Negrinha. Além de Martins, outros autores foram fundamentais para a compreensão do tema em destaque: Danielle Santos de Brito (2010); Vilson José Leffa (1996); Viviane Pedrosa da Silva (2019) e outros. Assim considerando, podemos reafirmar que a leitura tem importância vital para as pessoas, já que, por meio dela é possível compreender melhor o que se passa na sociedade em que vivemos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programLetras - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.keywordleiturapt_BR
dc.subject.keywordfunção socialpt_BR
dc.subject.keywordemoçõespt_BR
dc.subject.keywordConto Negrinhapt_BR
dc.subject.keywordMonteiro Lobatopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Letras - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Yana Carolina Martins Araujo.pdf829.53 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.