Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4127
Tipo documento: | Artigo |
Título: | O Conto Negrinha, de Monteiro Lobato: algumas reflexões sobre o nível emocional de leitura à luz das teorias de Maria Helena Martins |
Autor(es): | Araujo, Yana Carolina Martins Silva, Maria Claudino da Mancini, Anna Maria Penalva |
Orientador(a): | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Silva, Maria Claudino da |
Membro da Banca: | Mancini, Anna Maria Penalva |
Membro da Banca: | Cardoso Neto, Odorico Ferreira |
Resumo : | Este estudo tem como objetivo realizar algumas reflexões sobre o Conto Negrinha, de Monteiro Lobato, com vistas a compreender a leitura como uma forma de acessar as emoções. O balizamento teórico fundamental para as reflexões foi realizado nos estudos de Maria Helena Martins, em seu Livro O que é Leitura (1985), no qual, a autora desmistifica o ato de ler, para além da mera decodificação de signos, afirmando que podemos realizar leituras nos níveis sensorial, emocional e racional. A partir disso, para este estudo, elegemos o nível emocional de leitura, para compreender, por exemplo, a função social da leitura, quando se lê o Conto Negrinha. Além de Martins, outros autores foram fundamentais para a compreensão do tema em destaque: Danielle Santos de Brito (2010); Vilson José Leffa (1996); Viviane Pedrosa da Silva (2019) e outros. Assim considerando, podemos reafirmar que a leitura tem importância vital para as pessoas, já que, por meio dela é possível compreender melhor o que se passa na sociedade em que vivemos. |
Palavra-chave: | leitura função social emoções Conto Negrinha Monteiro Lobato |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) – Araguaia |
Curso: | Letras - CUA |
Referência: | ARAUJO, Yana Carolina Martins. O Conto Negrinha, de Monteiro Lobato: algumas reflexões sobre o nível emocional de leitura à luz das teorias de Maria Helena Martins. 2024. 13 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4127 |
Data defesa documento: | 12-Abr-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Letras - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Yana Carolina Martins Araujo.pdf | 829.53 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.