Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4146
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiranda, Hélida Cristina Alves-
dc.date.accessioned2024-07-23T22:50:00Z-
dc.date.available2024-03-21-
dc.date.available2024-07-23T22:50:00Z-
dc.date.issued2024-03-12-
dc.identifier.citationMIRANDA, Hélida Cristina Alves. Programa de educação pelo trabalho para saúde promotor do aprendizado interprofissional. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4146-
dc.description.abstractThe objective of the present study is to evaluate the availability of students, preceptors and tutors at PET Saúde - Gestão e Assistência Araguaia for shared learning with students and professionals from other areas. As a method, evaluative research, descriptive and quantitative approach was used. 43 members of the team implementing PET-Saúde Gestão e Assistência Araguaia participated in the study. The Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS) questionnaire was applied, validated by Peduzzi and collaborators, with 29 items measured on a Likert scale, addressing concepts related to teamwork and collaboration, professional identity and patient-centered care. The responses were compiled in a Microsoft 365 Excel spreadsheet and analyzed using general and group values of the mean, score and standard deviation of the scores. In the results, the majority of participants were students 28 (63.6%). There is availability for shared learning regarding teamwork and collaboration, professional identity and patient-centered care. The overall score on the availability for shared learning scale was high, 114.65 out of 145 possible points. It is concluded that there was a positive assessment of availability for shared learning with students and professionals from other areas. The readiness demonstrated for interprofessional learning suggests that educational initiatives that promote interprofessional collaboration are being well received and have the potential to positively shape professional training and work culture in health services for more comprehensive and problem-solving assistance.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-07-22T19:53:14Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Hélida Cristina Alves Miranda.pdf: 4274818 bytes, checksum: 1d58913d87a52a7d623751be8aa92274 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-23T22:49:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Hélida Cristina Alves Miranda.pdf: 4274818 bytes, checksum: 1d58913d87a52a7d623751be8aa92274 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-07-23T22:49:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Hélida Cristina Alves Miranda.pdf: 4274818 bytes, checksum: 1d58913d87a52a7d623751be8aa92274 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-07-23T22:50:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Hélida Cristina Alves Miranda.pdf: 4274818 bytes, checksum: 1d58913d87a52a7d623751be8aa92274 (MD5) Previous issue date: 2024-03-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titlePrograma de educação pelo trabalho para saúde promotor do aprendizado interprofissionalpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Queli Lisiane Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9976951086036940pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3437896162137507pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo é avaliar a disponibilidade dos discentes, preceptores e tutores do PET Saúde - Gestão e Assistência Araguaia para o aprendizado compartilhado com alunos e profissionais de outras áreas. Como método utilizou-se a pesquisa avaliativa, descritivo e de abordagem quantitativa. Participaram do estudo 43 integrantes da equipe executora do PET-Saúde Gestão e Assistência Araguaia. Foi aplicado o questionário Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS), validada por Peduzzi e colaboradores, de 29 itens medidos em escala Likert abordando conceitos relacionados ao trabalho em equipe e colaboração, identidade profissional e atenção centrada no paciente. As respostas foram compiladas em uma planilha Excel da Microsoft 365 e analisadas utilizando valores gerais e por grupos da média, escore e desvio padrão das pontuações. Nos resultados a maioria dos participantes foi de estudantes 28(63,6%). Há disponibilidade para a aprendizagem compartilhada quanto ao trabalho em equipe e colaboração, identidade profissional e atenção centrada no paciente. O escore geral da escala de disponibilidade para aprendizagem compartilhada foi alto, 114,65 dos 145 pontos possíveis. Conclui-se que houve avaliação positiva para disponibilidade para o aprendizado compartilhado com alunos e profissionais de outras áreas. A prontidão demonstrada para o aprendizado interprofissional sugere que iniciativas educacionais que promovem a colaboração interprofissional estão sendo bem recebidas e têm o potencial de moldar positivamente a formação profissional e a cultura de trabalho nos serviços de saúde para uma assistência mais integral e resolutiva.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programEnfermagem - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMpt_BR
dc.subject.keywordaprendizagempt_BR
dc.subject.keywordeducação interprofissionalpt_BR
dc.subject.keywordpráticas interdisciplinarespt_BR
dc.subject.keywordrelações interprofissionaispt_BR
dc.subject.keywordassistência centrada no pacientept_BR
dc.subject.keyword2learningpt_BR
dc.subject.keyword2interprofessional educationpt_BR
dc.subject.keyword2interdisciplinary practicespt_BR
dc.subject.keyword2interprofessional relationspt_BR
dc.subject.keyword2patient-centered carept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Hélida Cristina Alves Miranda.pdf4.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.