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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Programa de educação pelo trabalho para saúde promotor do aprendizado interprofissional
Autor(es): Miranda, Hélida Cristina Alves
Orientador(a): Pereira, Queli Lisiane Castro
Resumo : O objetivo do presente estudo é avaliar a disponibilidade dos discentes, preceptores e tutores do PET Saúde - Gestão e Assistência Araguaia para o aprendizado compartilhado com alunos e profissionais de outras áreas. Como método utilizou-se a pesquisa avaliativa, descritivo e de abordagem quantitativa. Participaram do estudo 43 integrantes da equipe executora do PET-Saúde Gestão e Assistência Araguaia. Foi aplicado o questionário Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS), validada por Peduzzi e colaboradores, de 29 itens medidos em escala Likert abordando conceitos relacionados ao trabalho em equipe e colaboração, identidade profissional e atenção centrada no paciente. As respostas foram compiladas em uma planilha Excel da Microsoft 365 e analisadas utilizando valores gerais e por grupos da média, escore e desvio padrão das pontuações. Nos resultados a maioria dos participantes foi de estudantes 28(63,6%). Há disponibilidade para a aprendizagem compartilhada quanto ao trabalho em equipe e colaboração, identidade profissional e atenção centrada no paciente. O escore geral da escala de disponibilidade para aprendizagem compartilhada foi alto, 114,65 dos 145 pontos possíveis. Conclui-se que houve avaliação positiva para disponibilidade para o aprendizado compartilhado com alunos e profissionais de outras áreas. A prontidão demonstrada para o aprendizado interprofissional sugere que iniciativas educacionais que promovem a colaboração interprofissional estão sendo bem recebidas e têm o potencial de moldar positivamente a formação profissional e a cultura de trabalho nos serviços de saúde para uma assistência mais integral e resolutiva.
Resumo em lingua estrangeira: The objective of the present study is to evaluate the availability of students, preceptors and tutors at PET Saúde - Gestão e Assistência Araguaia for shared learning with students and professionals from other areas. As a method, evaluative research, descriptive and quantitative approach was used. 43 members of the team implementing PET-Saúde Gestão e Assistência Araguaia participated in the study. The Readiness Interprofessional Learning Scale (RIPLS) questionnaire was applied, validated by Peduzzi and collaborators, with 29 items measured on a Likert scale, addressing concepts related to teamwork and collaboration, professional identity and patient-centered care. The responses were compiled in a Microsoft 365 Excel spreadsheet and analyzed using general and group values of the mean, score and standard deviation of the scores. In the results, the majority of participants were students 28 (63.6%). There is availability for shared learning regarding teamwork and collaboration, professional identity and patient-centered care. The overall score on the availability for shared learning scale was high, 114.65 out of 145 possible points. It is concluded that there was a positive assessment of availability for shared learning with students and professionals from other areas. The readiness demonstrated for interprofessional learning suggests that educational initiatives that promote interprofessional collaboration are being well received and have the potential to positively shape professional training and work culture in health services for more comprehensive and problem-solving assistance.
Palavra-chave: aprendizagem
educação interprofissional
práticas interdisciplinares
relações interprofissionais
assistência centrada no paciente
Palavra-chave em lingua estrangeira: learning
interprofessional education
interdisciplinary practices
interprofessional relations
patient-centered care
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia
Curso: Enfermagem - CUA
Referência: MIRANDA, Hélida Cristina Alves. Programa de educação pelo trabalho para saúde promotor do aprendizado interprofissional. 2024. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4146
Data defesa documento: 12-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Enfermagem - Araguaia

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