Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4173
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorScherer, Aline Santos-
dc.date.accessioned2024-09-03T21:29:19Z-
dc.date.available2024-08-13-
dc.date.available2024-09-03T21:29:19Z-
dc.date.issued2023-05-26-
dc.identifier.citationSCHERER, Aline Santos. Um estudo sobre a alfabetização científica nas escolas de Barra do Garças –MT: perspectiva dos professores de física. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4173-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-09-03T19:39:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf: 1707548 bytes, checksum: 61956e33fa73a982151dae91ba926260 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-09-03T21:28:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf: 1707548 bytes, checksum: 61956e33fa73a982151dae91ba926260 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-09-03T21:29:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf: 1707548 bytes, checksum: 61956e33fa73a982151dae91ba926260 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-09-03T21:29:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf: 1707548 bytes, checksum: 61956e33fa73a982151dae91ba926260 (MD5) Previous issue date: 2023-05-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUm estudo sobre a alfabetização científica nas escolas de Barra do Garças –MT: perspectiva dos professores de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Fuzari Junior, Gilberto de Campos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3557309227503191pt_BR
dc.contributor.referee1Fuzari Junior, Gilberto de Campos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3557309227503191pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Adellane Araújo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7546186491963065pt_BR
dc.contributor.referee3Fuzari, Elen Poliani Arlindo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0437796818900648pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9859979367283023pt_BR
dc.description.resumoA Física ensinada em sala de aula, embora seja uma ciência e deva ser abordada no sentido de estimular os alunos a terem um papel mais ativo, compreender como os eventos relacionados a ela acontecem e desenvolvem habilidades necessárias para assimilá-la com sua aplicação na vida cotidiana (Alfabetização Científica), muitas vezes apresenta caráter técnico, segmentado e dogmático, os quais podem descaracterizá-la como ciência. Isso afeta a compreensão, por exemplo, de como ela (a Física) se articula, qual seu papel na sociedade e quais os personagens envolvidos nos processos de construção, disseminação e divulgação no ensino da ciência. Nesse contexto, buscando compreender e analisar a eficiência, ou não, da Alfabetização Científica nas escolas de Barra do Garças (MT) e quais as perspectivas diante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Física do Ensino Médio. As entrevistas foram realizadas por meio de questionário utilizando a ferramenta Google Forms. Os aspectos analisados por meio dos dados obtidos revelaram que, de certa forma, a Alfabetização Científica, como é abordada, não se apresenta de forma eficiente no contexto do Ensino de Física. No entanto, é importante destacar, que são necessários estudos mais aprofundados e detalhados para melhor compreensão deste assunto e para que se desenvolva estratégias que promovam uma Alfabetização Científica mais sólida no ambiente escolar, mas com reflexo na sociedade em geral.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programFísica - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.keywordalfabetização científicapt_BR
dc.subject.keywordBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subject.keywordciênciapt_BR
dc.subject.keywordensino de físicapt_BR
dc.subject.keywordprofessorespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf1.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.