Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4173
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Scherer, Aline Santos | - |
dc.date.accessioned | 2024-09-03T21:29:19Z | - |
dc.date.available | 2024-08-13 | - |
dc.date.available | 2024-09-03T21:29:19Z | - |
dc.date.issued | 2023-05-26 | - |
dc.identifier.citation | SCHERER, Aline Santos. Um estudo sobre a alfabetização científica nas escolas de Barra do Garças –MT: perspectiva dos professores de física. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4173 | - |
dc.description.provenance | Submitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2024-09-03T19:39:58Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf: 1707548 bytes, checksum: 61956e33fa73a982151dae91ba926260 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-09-03T21:28:46Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf: 1707548 bytes, checksum: 61956e33fa73a982151dae91ba926260 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2024-09-03T21:29:02Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf: 1707548 bytes, checksum: 61956e33fa73a982151dae91ba926260 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-09-03T21:29:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf: 1707548 bytes, checksum: 61956e33fa73a982151dae91ba926260 (MD5) Previous issue date: 2023-05-26 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a alfabetização científica nas escolas de Barra do Garças –MT: perspectiva dos professores de física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fuzari Junior, Gilberto de Campos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3557309227503191 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fuzari Junior, Gilberto de Campos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3557309227503191 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Adellane Araújo | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7546186491963065 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fuzari, Elen Poliani Arlindo | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0437796818900648 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9859979367283023 | pt_BR |
dc.description.resumo | A Física ensinada em sala de aula, embora seja uma ciência e deva ser abordada no sentido de estimular os alunos a terem um papel mais ativo, compreender como os eventos relacionados a ela acontecem e desenvolvem habilidades necessárias para assimilá-la com sua aplicação na vida cotidiana (Alfabetização Científica), muitas vezes apresenta caráter técnico, segmentado e dogmático, os quais podem descaracterizá-la como ciência. Isso afeta a compreensão, por exemplo, de como ela (a Física) se articula, qual seu papel na sociedade e quais os personagens envolvidos nos processos de construção, disseminação e divulgação no ensino da ciência. Nesse contexto, buscando compreender e analisar a eficiência, ou não, da Alfabetização Científica nas escolas de Barra do Garças (MT) e quais as perspectivas diante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Física do Ensino Médio. As entrevistas foram realizadas por meio de questionário utilizando a ferramenta Google Forms. Os aspectos analisados por meio dos dados obtidos revelaram que, de certa forma, a Alfabetização Científica, como é abordada, não se apresenta de forma eficiente no contexto do Ensino de Física. No entanto, é importante destacar, que são necessários estudos mais aprofundados e detalhados para melhor compreensão deste assunto e para que se desenvolva estratégias que promovam uma Alfabetização Científica mais sólida no ambiente escolar, mas com reflexo na sociedade em geral. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUA - Araguaia | pt_BR |
dc.publisher.program | Física - CUA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.keyword | alfabetização científica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject.keyword | ciência | pt_BR |
dc.subject.keyword | ensino de física | pt_BR |
dc.subject.keyword | professores | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.