Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4173
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um estudo sobre a alfabetização científica nas escolas de Barra do Garças –MT: perspectiva dos professores de física
Autor(es): Scherer, Aline Santos
Orientador(a): Fuzari Junior, Gilberto de Campos
Membro da Banca: Fuzari Junior, Gilberto de Campos
Membro da Banca: Sousa, Adellane Araújo
Membro da Banca: Fuzari, Elen Poliani Arlindo
Resumo : A Física ensinada em sala de aula, embora seja uma ciência e deva ser abordada no sentido de estimular os alunos a terem um papel mais ativo, compreender como os eventos relacionados a ela acontecem e desenvolvem habilidades necessárias para assimilá-la com sua aplicação na vida cotidiana (Alfabetização Científica), muitas vezes apresenta caráter técnico, segmentado e dogmático, os quais podem descaracterizá-la como ciência. Isso afeta a compreensão, por exemplo, de como ela (a Física) se articula, qual seu papel na sociedade e quais os personagens envolvidos nos processos de construção, disseminação e divulgação no ensino da ciência. Nesse contexto, buscando compreender e analisar a eficiência, ou não, da Alfabetização Científica nas escolas de Barra do Garças (MT) e quais as perspectivas diante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Física do Ensino Médio. As entrevistas foram realizadas por meio de questionário utilizando a ferramenta Google Forms. Os aspectos analisados por meio dos dados obtidos revelaram que, de certa forma, a Alfabetização Científica, como é abordada, não se apresenta de forma eficiente no contexto do Ensino de Física. No entanto, é importante destacar, que são necessários estudos mais aprofundados e detalhados para melhor compreensão deste assunto e para que se desenvolva estratégias que promovam uma Alfabetização Científica mais sólida no ambiente escolar, mas com reflexo na sociedade em geral.
Palavra-chave: alfabetização científica
Base Nacional Comum Curricular
ciência
ensino de física
professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Curso: Física - CUA
Referência: SCHERER, Aline Santos. Um estudo sobre a alfabetização científica nas escolas de Barra do Garças –MT: perspectiva dos professores de física. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4173
Data defesa documento: 26-Mai-2023
Aparece na(s) coleção(ções):Física - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf1.67 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.