Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4173
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Um estudo sobre a alfabetização científica nas escolas de Barra do Garças –MT: perspectiva dos professores de física |
Autor(es): | Scherer, Aline Santos |
Orientador(a): | Fuzari Junior, Gilberto de Campos |
Membro da Banca: | Fuzari Junior, Gilberto de Campos |
Membro da Banca: | Sousa, Adellane Araújo |
Membro da Banca: | Fuzari, Elen Poliani Arlindo |
Resumo : | A Física ensinada em sala de aula, embora seja uma ciência e deva ser abordada no sentido de estimular os alunos a terem um papel mais ativo, compreender como os eventos relacionados a ela acontecem e desenvolvem habilidades necessárias para assimilá-la com sua aplicação na vida cotidiana (Alfabetização Científica), muitas vezes apresenta caráter técnico, segmentado e dogmático, os quais podem descaracterizá-la como ciência. Isso afeta a compreensão, por exemplo, de como ela (a Física) se articula, qual seu papel na sociedade e quais os personagens envolvidos nos processos de construção, disseminação e divulgação no ensino da ciência. Nesse contexto, buscando compreender e analisar a eficiência, ou não, da Alfabetização Científica nas escolas de Barra do Garças (MT) e quais as perspectivas diante da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores de Física do Ensino Médio. As entrevistas foram realizadas por meio de questionário utilizando a ferramenta Google Forms. Os aspectos analisados por meio dos dados obtidos revelaram que, de certa forma, a Alfabetização Científica, como é abordada, não se apresenta de forma eficiente no contexto do Ensino de Física. No entanto, é importante destacar, que são necessários estudos mais aprofundados e detalhados para melhor compreensão deste assunto e para que se desenvolva estratégias que promovam uma Alfabetização Científica mais sólida no ambiente escolar, mas com reflexo na sociedade em geral. |
Palavra-chave: | alfabetização científica Base Nacional Comum Curricular ciência ensino de física professores |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Curso: | Física - CUA |
Referência: | SCHERER, Aline Santos. Um estudo sobre a alfabetização científica nas escolas de Barra do Garças –MT: perspectiva dos professores de física. 2023. 81 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Barra do Garças, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4173 |
Data defesa documento: | 26-Mai-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Física - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Aline Santos Scherer.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.