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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Daniel Luiz Coelho dos-
dc.date.accessioned2018-11-29T14:57:56Z-
dc.date.available2016-11-19-
dc.date.available2018-11-29T14:57:56Z-
dc.date.issued2016-11-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Daniel Luiz Coelho dos. Acessibilidade em aplicações gamificadas com foco na preparação para o ENEM. 2016. 63 f. TCC (Especialização em Engenharia Web e Governo Eletrônico) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/418-
dc.description.provenanceSubmitted by Nádia Paes (nadia66paes@gmail.com) on 2018-11-22T14:06:22Z No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Daniel Luiz Coelho dos Santos.PDF: 2663204 bytes, checksum: f38f9decbcf26db0f0506b57dcdc5c95 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-11-29T14:57:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCCp_2016_Daniel Luiz Coelho dos Santos.PDF: 2663204 bytes, checksum: f38f9decbcf26db0f0506b57dcdc5c95 (MD5) Previous issue date: 2016-11-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAcessibilidade em aplicações gamificadas com foco na preparação para o ENEMpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Fábio Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2782203780080977pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Fábio Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2782203780080977pt_BR
dc.contributor.referee2Nunes, Eunice Pereira dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0992498795960159pt_BR
dc.contributor.referee3Araujo, Nelcileno Virgilio de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919259216163796pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9562338405383465pt_BR
dc.description.resumoNo ano de 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, no Brasil, 85,6 milhões de pessoas na faixa de 10 anos ou mais tiveram acesso à internet. As tecnologias da informação e da comunicação são frequentemente citadas como uma das principais ferramentas para estudos e acesso a informações para preparação das provas. Atendendo a essa demanda, muitos sistemas web tem surgido com essa finalidade, em especial após a implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como principal forma do acesso ao ensino superior. Muitas dessas ferramentas fazem uso de estratégias de motivação e engajamento baseadas nos videogames, e que são conhecidas na indústria como gamificação. A utilização desses sistemas permite o apoio de uma série de técnicas da área de psicologia aplicadas à motivação de estudantes, o que representa uma grande vantagem no processo de entrada no ensino superior. No entanto, considerando que uma parcela da população possui limitações diversas (físicas e cognitivas) para o acesso à web, há a necessidade de estudos para verificar a acessibilidade desses elementos. Nesse contexto, foram selecionados três sistemas Web (Mundo Edu, Mande Bem no Enem e Hora do Enem), que fazem uso da gamificação, onde o foco é a preparação exclusiva do estudante para a prova do Enem. Sendo realizados testes de acessibilidade em três “módulos” de cada sistema. Baseando-se nas diretrizes do WCAG 2.0. O objetivo dos testes de acessibilidade não é dizer se os ambientes Web estão ou não acessíveis em sua integridade, mas sim, verificar principalmente se os elementos gamificados estão ou não acessíveis. Foi verificado, que apesar de os elementos, que compõe os sistemas Web estarem parcial ou totalmente acessíveis, os elementos gamificados possuíam baixo nível acessibilidade. Como resultado, foram propostas cinco recomendações para tornar os elementos gamificados acessíveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Computação (IC)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEngenharia Web e Governo Eletrônico - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnempt_BR
dc.subject.keywordAmbientes webpt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidadept_BR
dc.subject.keywordInternetpt_BR
dc.subject.keywordTecnologias assistivapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia Web e Governo Eletrônico

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