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http://bdm.ufmt.br/handle/1/418
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Acessibilidade em aplicações gamificadas com foco na preparação para o ENEM |
Autor(es): | Santos, Daniel Luiz Coelho dos |
Orientador(a): | Alves, Fábio Pereira |
Membro da Banca: | Alves, Fábio Pereira |
Membro da Banca: | Nunes, Eunice Pereira dos Santos |
Membro da Banca: | Araujo, Nelcileno Virgilio de Souza |
Resumo : | No ano de 2013, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que, no Brasil, 85,6 milhões de pessoas na faixa de 10 anos ou mais tiveram acesso à internet. As tecnologias da informação e da comunicação são frequentemente citadas como uma das principais ferramentas para estudos e acesso a informações para preparação das provas. Atendendo a essa demanda, muitos sistemas web tem surgido com essa finalidade, em especial após a implementação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) como principal forma do acesso ao ensino superior. Muitas dessas ferramentas fazem uso de estratégias de motivação e engajamento baseadas nos videogames, e que são conhecidas na indústria como gamificação. A utilização desses sistemas permite o apoio de uma série de técnicas da área de psicologia aplicadas à motivação de estudantes, o que representa uma grande vantagem no processo de entrada no ensino superior. No entanto, considerando que uma parcela da população possui limitações diversas (físicas e cognitivas) para o acesso à web, há a necessidade de estudos para verificar a acessibilidade desses elementos. Nesse contexto, foram selecionados três sistemas Web (Mundo Edu, Mande Bem no Enem e Hora do Enem), que fazem uso da gamificação, onde o foco é a preparação exclusiva do estudante para a prova do Enem. Sendo realizados testes de acessibilidade em três “módulos” de cada sistema. Baseando-se nas diretrizes do WCAG 2.0. O objetivo dos testes de acessibilidade não é dizer se os ambientes Web estão ou não acessíveis em sua integridade, mas sim, verificar principalmente se os elementos gamificados estão ou não acessíveis. Foi verificado, que apesar de os elementos, que compõe os sistemas Web estarem parcial ou totalmente acessíveis, os elementos gamificados possuíam baixo nível acessibilidade. Como resultado, foram propostas cinco recomendações para tornar os elementos gamificados acessíveis. |
Palavra-chave: | Gamificação Enem Ambientes web Acessibilidade Internet Tecnologias assistiva |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Instituto de Computação (IC) |
Programa: | Engenharia Web e Governo Eletrônico - CUC |
Referência: | SANTOS, Daniel Luiz Coelho dos. Acessibilidade em aplicações gamificadas com foco na preparação para o ENEM. 2016. 63 f. TCC (Especialização em Engenharia Web e Governo Eletrônico) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/418 |
Data defesa documento: | 19-Nov-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia Web e Governo Eletrônico |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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