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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do comportamento mecânico do solo do Campus Universitário de Várzea Grande adicionado do resíduo advindo da mineração de agregados
Autor(es): Alves Neto, João Pedro de Oliveira
Orientador(a): Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa
Coorientador: Donato, Marina
Membro da Banca: Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa
Membro da Banca: Silva, Matheus Francisco da
Membro da Banca: Oliveira, Bruno Rodrigues de
Resumo : A implantação de pavimentos rodoviários demanda de solos com características técnicas específicas. Devido às limitações das propriedades técnicas dos materiais disponíveis no local para as camadas de pavimentação, torna-se necessário buscar técnicas que possam melhorar essas características. Nesse contexto, o melhoramento do solo pode ser alcançado por meio de estabilização mecânica, estabilização granulométrica, estabilização física ou tratamento químico. Esta pesquisa tem como objetivo avaliar a variação da expansão e da resistência do solo no Câmpus de Várzea Grande da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/CUVG), quando adicionado de três diferentes dosagens de resíduo: 20, 35 e 50%. O resíduo, “bica corrida”, é proveniente da mineração de agregados da Caieira Nossa Senhora da Guia Mineração Ltda. Tanto o solo quanto o resíduo foram caracterizados fisicamente. Para avaliar a resistência das misturas, foram realizados ensaios de CBR (Índice de Suporte Califórnia), com medição da expansibilidade, comparando-se os resultados com o solo sem adição. Os resultados dos ensaios de CBR indicaram que a adição de resíduo ao solo resultou na redução da resistência. Entretanto, devido à variabilidade granulométrica do resíduo, não foi possível estimar um valor médio de CBR das misturas, sendo o CBR do solo de 18%. Quanto à expansão, verificou-se que o solo sem adição apresenta expansão igual ou inferior a 0,2%. Mesmo com essa baixa expansão, observou-se que a adição de 35% de resíduo ao solo reduziu ainda mais os valores de expansibilidade do solo.
Resumo em lingua estrangeira: The implementation of road sidewalks requires soils with specific characteristics. Due to the limitations of the technical properties of the materials available on site for paving layers, it is necessary to look for techniques that can improve these characteristics. In this context, soil improvement can be achieved through mechanical stabilization, granulometric stabilization, physical stabilization, or chemical treatment. This research aims to evaluate the variation in expansion and strength of the soil at the Várzea Grande Campus of the Federal University of Mato Grosso (UFMT/CUVG) when three different dosages of residue are added: 20%, 35%, and 50%. The residue, "bica corrida," is sourced from aggregate mining at Caieira Nossa Senhora da Guia Mineração Ltda. Both the soil and the residue were physically characterized. To evaluate the resistance of the mixtures, CBR (California Bearing Ratio) tests were performed, with expansion measurement, comparing the results with the soil without addition. The results of the CBR tests indicated that adding residue to the soil resulted in a reduction in resistance. However, due to the granulometric variability of the residue, it was not possible to estimate an average CBR value for the mixtures, with the soil CBR being 18%. Regarding expansion, it was found that the soil without addition exhibited expansion equal to or less than 0.2%. Even with this low expansion, it was observed that adding 35% residue to the soil further reduced the soil's expansibility values
Palavra-chave: Pavimentos
Melhoramento de solo
Sustentabilidade
Resíduo de mineração
Palavra-chave em lingua estrangeira: Pavements
Soil Improvement
Sustainability
Mining waste
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Curso: Engenharia de Transportes - CUVG
Referência: ALVES NETO, João Pedro de Oliveira. Análise do comportamento mecânico do solo do Campus Universitário de Várzea Grande adicionado do resíduo advindo da mineração de agregados. 2024. f. 50. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transportes) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4222
Data defesa documento: 28-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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