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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica e autismo
Autor(es): Santos, Gisleangela Aparecida
Orientador(a): Silva, Alessandra dos Santos da
Membro da Banca: Silva, Alessandra dos Santos da
Membro da Banca: Costa, Wanderleya Nara Goncalves
Membro da Banca: Pamplona, Admur Severino
Resumo : O presente trabalho aborda a inclusão escolar, com ênfase nas legislações que garantem os direitos das pessoas com deficiência, como a Lei nº 7.853/1989 e a Lei Brasileira de Inclusão (Lei n 13.146/2015). A pesquisa destaca a importância da formação adequada de professores para atender às diversas necessidades educativas, especialmente no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA), no qual muitos educadores enfrentam inseguranças que podem ser superadas com a experiência. O objetivo principal deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é identificar metodologias e materiais didáticos eficazes para o ensino de matemática a alunos com TEA, utilizando uma abordagem qualitativa e descritiva, fundamentada em dissertações recentes. A análise da literatura disponível visa contribuir para a compreensão do transtorno e para a promoção de práticas educacionais inclusivas e de qualidade. Para uma compreensão mais aprofundada do Transtorno do Espectro Autista (TEA), esta pesquisa contém definições claras de autismo e uma síntese histórica sobre a evolução da luta das famílias em busca do reconhecimento de seus parentes atípicos como cidadãos com direitos garantidos por lei, inclusive o direito educacional regular. Dentre as metodologias mais eficientes no ensino de matemática para estudantes com TEA, destaca-se o uso de materiais lúdicos e jogos, tanto físicos quanto virtuais, como quebra-cabeças e o Scratch, entre outros, que se mostram particularmente eficazes quando associados com a resolução de problemas. Essas estratégias favorecem o desenvolvimento de habilidades comunicativas e sociais, considerando que esses alunos frequentemente enfrentam desafios nessas áreas, além de apresentarem comportamentos estereotipados. Ao final do estudo, conclui-se que, além de contribuir para a aprendizagem da matemática, é crucial trabalhar o desenvolvimento de competências em aspectos como linguagem, comunicação e interação social, que são frequentemente áreas de dificuldade. . Pesquisadores sugerem que materiais lúdicos, como jogos, quebra-cabeças e desenhos, juntamente com recursos concretos, são aliados eficazes nesse processo. A eficácia desses materiais é potencializada quando integrada à metodologia de ensino baseada na Resolução de problemas. Particularmente, os jogos, sejam físicos ou virtuais, foram destacados como materiais didáticos lúdicos relevantes. As dissertações demonstradas enfatizam que é fundamental que o professor compreenda as características, as fragilidades, as necessidades e as potencialidades de seus alunos autistas e busque desenvolver seu próprio material didático. Nesse contexto, o software Scratch surge como uma ferramenta promissora, pois pode facilitar a criação de materiais didáticos que tornam o ensino da matemática mais acessível e envolvente para todos os estudantes.
Palavra-chave: Autismo
Educação
Inclusão
Matemática
Metodologias
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUA - Araguaia
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia
Curso: Matemática - CUA
Referência: SANTOS, Gisleangela Aparecida. Ensino-aprendizagem de Matemática na educação básica e autismo. 2024. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4250
Data defesa documento: 1-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

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