Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4256
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Douglas da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-02T20:26:49Z | - |
dc.date.available | 2024-11-14 | - |
dc.date.available | 2024-12-02T20:26:49Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-12 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Douglas da Silva. Ambientes virtuais de aprendizagem: análise sobre a aplicação de recursos de acessibilidade no processo de aprendizagem para alunos com deficiência. Orientador: Gracyeli Santos Souza Guarienti. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4256 | - |
dc.description.abstract | This study focuses on accessibility in Virtual Learning Environments (VLEs) in higher education, particularly concerning the inclusion of students with disabilities. The central issue to be investigated involves the challenges faced by these students in accessing educational content, due to the lack of adequacy of platforms and pedagogical resources. In this sense, the objective is to analyze the existing barriers in VLEs and propose strategies to improve accessibility, promoting greater inclusion and participation of these students in the learning process. Thus, the research aims to provide a significant contribution to the creation of a more accessible and inclusive educational environment in higher education. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2024-12-02T20:26:37Z No. of bitstreams: 1 TCC_Douglas_da_Silva_Ferreira.pdf: 179217 bytes, checksum: 62eb211e2273eaedc10b3fb1d4a8bdfe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Approved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2024-12-02T20:26:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Douglas_da_Silva_Ferreira.pdf: 179217 bytes, checksum: 62eb211e2273eaedc10b3fb1d4a8bdfe (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2024-12-02T20:26:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Douglas_da_Silva_Ferreira.pdf: 179217 bytes, checksum: 62eb211e2273eaedc10b3fb1d4a8bdfe (MD5) Previous issue date: 2024-11-12 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Mato Grosso | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.title | Ambientes virtuais de aprendizagem: análise sobre a aplicação de recursos de acessibilidade no processo de aprendizagem para alunos com deficiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guarienti, Gracyeli Santos Souza | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0747970997222751 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Guarienti, Gracyeli Santos Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0747970997222751 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Teixeira, Raoni Florentino da Silva | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/5079017129840047 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Bezerra, Diogo Henrique Duarte | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7941421723739379 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo tem como foco a acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no ensino superior, especialmente no que diz respeito à inclusão de alunos com deficiência. A questão central a ser investigada envolve os desafios enfrentados por esses alunos no acesso ao conteúdo educacional, devido à falta de adequação das plataformas e recursos pedagógicos. Nesse sentido, o objetivo é analisar as barreiras existentes nos AVAs e propor estratégias para melhorar a acessibilidade, promovendo uma maior inclusão e participação desses alunos no processo de aprendizagem. Assim, a pesquisa busca fornecer uma contribuição significativa para a criação de um ambiente educacional mais acessível e inclusivo no ensino superior. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Instituto de Engenharia – Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMT CUVG - Várzea Grande | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Computação - CUVG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acessibilidade digital | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Tecnologias assistivas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject.keyword | Deficiência e educação | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Digital accessibility | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Virtual Learning environments (VLEs) | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Assistive technologies | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Inclusive education | pt_BR |
dc.subject.keyword2 | Disability and education | pt_BR |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Computação - Várzea Grande |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_Douglas_da_Silva_Ferreira.pdf | 175.02 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.