Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4256
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, Douglas da Silva-
dc.date.accessioned2024-12-02T20:26:49Z-
dc.date.available2024-11-14-
dc.date.available2024-12-02T20:26:49Z-
dc.date.issued2024-11-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Douglas da Silva. Ambientes virtuais de aprendizagem: análise sobre a aplicação de recursos de acessibilidade no processo de aprendizagem para alunos com deficiência. Orientador: Gracyeli Santos Souza Guarienti. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4256-
dc.description.abstractThis study focuses on accessibility in Virtual Learning Environments (VLEs) in higher education, particularly concerning the inclusion of students with disabilities. The central issue to be investigated involves the challenges faced by these students in accessing educational content, due to the lack of adequacy of platforms and pedagogical resources. In this sense, the objective is to analyze the existing barriers in VLEs and propose strategies to improve accessibility, promoting greater inclusion and participation of these students in the learning process. Thus, the research aims to provide a significant contribution to the creation of a more accessible and inclusive educational environment in higher education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2024-12-02T20:26:37Z No. of bitstreams: 1 TCC_Douglas_da_Silva_Ferreira.pdf: 179217 bytes, checksum: 62eb211e2273eaedc10b3fb1d4a8bdfe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Leila Teresinha Richtic Silva (leilarichtic@gmail.com) on 2024-12-02T20:26:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Douglas_da_Silva_Ferreira.pdf: 179217 bytes, checksum: 62eb211e2273eaedc10b3fb1d4a8bdfe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-02T20:26:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Douglas_da_Silva_Ferreira.pdf: 179217 bytes, checksum: 62eb211e2273eaedc10b3fb1d4a8bdfe (MD5) Previous issue date: 2024-11-12en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleAmbientes virtuais de aprendizagem: análise sobre a aplicação de recursos de acessibilidade no processo de aprendizagem para alunos com deficiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.contributor.referee1Guarienti, Gracyeli Santos Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0747970997222751pt_BR
dc.contributor.referee2Teixeira, Raoni Florentino da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5079017129840047pt_BR
dc.contributor.referee3Bezerra, Diogo Henrique Duarte-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7941421723739379pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como foco a acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no ensino superior, especialmente no que diz respeito à inclusão de alunos com deficiência. A questão central a ser investigada envolve os desafios enfrentados por esses alunos no acesso ao conteúdo educacional, devido à falta de adequação das plataformas e recursos pedagógicos. Nesse sentido, o objetivo é analisar as barreiras existentes nos AVAs e propor estratégias para melhorar a acessibilidade, promovendo uma maior inclusão e participação desses alunos no processo de aprendizagem. Assim, a pesquisa busca fornecer uma contribuição significativa para a criação de um ambiente educacional mais acessível e inclusivo no ensino superior.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Engenharia – Várzea Grandept_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUVG - Várzea Grandept_BR
dc.publisher.programEngenharia de Computação - CUVGpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.subject.keywordAcessibilidade digitalpt_BR
dc.subject.keywordAmbientes virtuais de aprendizagem (AVAs)pt_BR
dc.subject.keywordTecnologias assistivaspt_BR
dc.subject.keywordEducação inclusivapt_BR
dc.subject.keywordDeficiência e educaçãopt_BR
dc.subject.keyword2Digital accessibilitypt_BR
dc.subject.keyword2Virtual Learning environments (VLEs)pt_BR
dc.subject.keyword2Assistive technologiespt_BR
dc.subject.keyword2Inclusive educationpt_BR
dc.subject.keyword2Disability and educationpt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Douglas_da_Silva_Ferreira.pdf175.02 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.