Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4256
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Ambientes virtuais de aprendizagem: análise sobre a aplicação de recursos de acessibilidade no processo de aprendizagem para alunos com deficiência
Autor(es): Ferreira, Douglas da Silva
Orientador(a): Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Membro da Banca: Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Membro da Banca: Teixeira, Raoni Florentino da Silva
Membro da Banca: Bezerra, Diogo Henrique Duarte
Resumo : Este estudo tem como foco a acessibilidade nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no ensino superior, especialmente no que diz respeito à inclusão de alunos com deficiência. A questão central a ser investigada envolve os desafios enfrentados por esses alunos no acesso ao conteúdo educacional, devido à falta de adequação das plataformas e recursos pedagógicos. Nesse sentido, o objetivo é analisar as barreiras existentes nos AVAs e propor estratégias para melhorar a acessibilidade, promovendo uma maior inclusão e participação desses alunos no processo de aprendizagem. Assim, a pesquisa busca fornecer uma contribuição significativa para a criação de um ambiente educacional mais acessível e inclusivo no ensino superior.
Resumo em lingua estrangeira: This study focuses on accessibility in Virtual Learning Environments (VLEs) in higher education, particularly concerning the inclusion of students with disabilities. The central issue to be investigated involves the challenges faced by these students in accessing educational content, due to the lack of adequacy of platforms and pedagogical resources. In this sense, the objective is to analyze the existing barriers in VLEs and propose strategies to improve accessibility, promoting greater inclusion and participation of these students in the learning process. Thus, the research aims to provide a significant contribution to the creation of a more accessible and inclusive educational environment in higher education.
Palavra-chave: Acessibilidade digital
Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs)
Tecnologias assistivas
Educação inclusiva
Deficiência e educação
Palavra-chave em lingua estrangeira: Digital accessibility
Virtual Learning environments (VLEs)
Assistive technologies
Inclusive education
Disability and education
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Curso: Engenharia de Computação - CUVG
Referência: FERREIRA, Douglas da Silva. Ambientes virtuais de aprendizagem: análise sobre a aplicação de recursos de acessibilidade no processo de aprendizagem para alunos com deficiência. Orientador: Gracyeli Santos Souza Guarienti. 2024. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4256
Data defesa documento: 12-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Douglas_da_Silva_Ferreira.pdf175.02 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.