Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4269
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Analisar os conhecimentos e habilidades dos docentes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da rede estadual de Mato Grosso, em relação à educação e planejamento financeiro pessoal |
Autor(es): | Oliveira, Jackson da Silva |
Orientador(a): | Nakao, Aldo Nobuyuki |
Membro da Banca: | Nakao, Aldo Nobuyuki |
Membro da Banca: | Gonçalves, Cesar Rubens |
Membro da Banca: | Silva, Varlindo Alves da |
Resumo : | Este trabalho veio para saber como está o conhecimento e habilidade dos docentes de ensino fundamental (6º ao 9º ano) sobre a temática de Educação e Planejamento Financeiro, pois, no ano de 2017 foi inclusa este tema na BNCC (Base Nacional Curricular Comum), com o objetivo de mudar a realidade das famílias brasileiras, de endividados para poupadores. Como a mudança de uma nação começa pela educação, nada melhor saber como está o conhecimento dos professores sobre este tema, pois, são eles que passaram o conhecimento para os alunos, é uma habilidade nova para a Educação Básica do Brasil. Além disso, foi aplicado questionamentos compostos de 30 perguntas para verificar seus conhecimentos e habilidades sobre leitura e interpretação de material financeiro, cálculos de porcentagem, juros e outros que estão relacionados com o mercado financeiro, sobre educação e planejamento financeira e o valor na conta no final do mês. Ademais, saber como estão os conhecimentos dos discentes sobre a previdências e investimentos (poupança, Títulos e Ações). |
Resumo em lingua estrangeira: | This work came to know how is the knowledge and skill of elementary school teachers (6th to 9th grade) on the theme of Education and Financial Planning, because in 2017 this theme was included in the BNCC (Common National Curriculum Base), with the objective of changing the reality of Brazilian families, from indebted to savers. As the change of a nation begins with education, nothing better to know how is the knowledge of teachers on this topic, because, they are the ones who passed the knowledge to the students, it is a new skill for Basic Education of Brazil. In addition, questions composed of 30 questions were applied to verify their knowledge and skills about reading and interpreting financial material, percentage calculations, interest and others that are related to the financial market, about education and financial planning and the value in the account at the end of the month. In addition, to know how are the knowledge of students about pension plans and investments (savings, Bonds and Shares). |
Palavra-chave: | Educação e planejamento financeiro Mercado financeiro Investimentos |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Education and financial planning Financial market Investments |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUC - Cuiabá |
Departamento: | Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) |
Programa: | Ciências Contábeis - CUC |
Referência: | OLIVEIRA, Jackson da Silva. Analisar os conhecimentos e habilidades dos docentes do ensino fundamental (6º ao 9º ano) da rede estadual de Mato Grosso, em relação à educação e planejamento financeiro pessoal. 2021. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2021. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4269 |
Data defesa documento: | 9-Sep-2021 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Contábeis |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2021_Jackson da Silva Oliveira.PDF | 1.18 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.