Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4284
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Previsão de receitas do ICMS no estado de Mato Grosso no período de 1993 a 2019 : análise ARIMA com X13-ARIMA-SEATS
Autor(es): Camargo, Melkzedec Ojeda
Orientador(a): Santos, Paulo Sérgio de Almeida dos
Membro da Banca: Santos, Paulo Sérgio de Almeida dos
Membro da Banca: Luciardo, Renildes de Oliveira
Membro da Banca: Moraes, Ney Mussa de
Resumo : Fundamento: As políticas públicas são direcionadas por meio do controle adequado das receitas e despesas para uma gestão eficiente, em especial, a receita, que tem em sua base o orçamento e importância na alocação dos recursos arrecadados seguindo exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal. O presente estudo frisa a importância do ICMS na base arrecadatória dos Estados e, principalmente, melhorar a projeção de receitas desse tributo visto que em Mato Grosso, segundo dados apurados no site da Secretaria de Fazenda – SEFAZ/MT, o erro de previsão do imposto varia de 10% a 13% com o modelo econométrico atualmente utilizado. Objetivo: realizar previsão de ICMS de Mato Grosso utilizando-se de análise ARIMA com a ferramenta X13ARIMA-SEATS para ajustar e modelar a série; Método: foi feita uma análise gráfica dos dados para verificar os componentes clássicos de séries temporais como tendência, sazonalidade, ciclos e, de forma mais profunda, uma análise e ajuste dos dados de forma a permitir uma previsão com maior acurácia possível; Resultado: dos resultados apurados, a utilização do X13ARIMA-SEATS resultou em uma acurácia de 4,83% em contraponto à taxa de erro de previsão do estado de Mato Grosso que, para o período de 1993 a 2019, apresentou um erro de 10 a 13%; Conclusões: Concluiu-se, assim, que o X13ARIMA-SEATS contribuiu para reduzir o erro de previsão na arrecadação do ICMS no estado.
Palavra-chave: Séries temporais
Acurácia
Erro de previsão
ICMS
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC)
Programa: Ciências Contábeis - CUC
Referência: CAMARGO, Melkzedec Ojeda. Previsão de receitas do ICMS no Estado de Mato Grosso no período de 1993 a 2019: análise ARIMA com X13-ARIMA-SEATS. 2021. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Administração e Ciências Contábeis, Cuiabá, 2021.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4284
Data defesa documento: 10-Sep-2021
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Contábeis

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2021_Melkzedec Ojeda Camargo.PDF2.68 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.