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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise de agrupamento aplicada no desempenho da ferramenta de transparência Fala.BR pelas IFES
Autor(es): Barbosa, Joyce Albuquerque Nogueira da Costa
Orientador(a): Hongyu, Kuang
Membro da Banca: Hongyu, Kuang
Membro da Banca: Mendonça, Juscelia Dias
Membro da Banca: Pascoa, Marcelino Alves Rosa de
Resumo : A estatística oferece diversos recursos e técnicas importantes para tomada de decisão. Para as organizações, torna-se necessária a utilização de ferramentas e técnicas estatísticas, de forma a auxiliar a tomada de decisão com a utilização de um sistema de tratamento de dados e produção de informações, possibilitando assim, no caso de instituições públicas, a aplicação de técnicas estatísticas na análise do seu desempenho em atender dispositivos legais. Nesse sentido, o presente trabalho buscou propor indicadores de desempenho sobre a ferramenta de transparência Fala.BR e testar o potencial desses indicadores como classificadores das Instituições de Ensino Superior Públicas Federais (IFES), a partir da técnica estatística de análise de agrupamento. Para esse propósito, com base em um estudo teórico e prático, foram compreendidos e contextualizados os conceitos de indicador de desempenho, da Lei de Acesso à Informação e da ferramenta governamental de transparência Fala.BR. Posteriormente, foram criados cinco indicadores de desempenho, transformando dados qualitativos em quantitativos. Assim, aplicou-se a técnica de análise de agrupamento aos dados pertencentes das IFES e como resultado observou-se que os índices de desempenho correspondente ao tempo gasto com o atendimento, foram considerados suficientes para a classificação satisfatória das IFES, dado que os três grupos formados se mostraram representativos e apresentaram as características de baixo, médio e alto desempenho no atendimento às solicitações, com a maior presença de solicitações atendidas fora do prazo legal no terceiro grupo, menor no segundo e quase inexistente no primeiro.
Resumo em lingua estrangeira: Statistics offers several important resources and techniques for decision making. For organizations, it is necessary to use statistical tools and techniques, in order to assist decision making with the use of a data processing and information production system, thus enabling, in the case of public institutions, the application of statistical techniques in the analysis of its performance in complying with legal provisions. In this sense, the present work sought to propose performance indicators on the Fala.BR transparency tool and test the potential of these indicators as classifiers of Federal Public Higher Education Institutions (IFES), based on the statistical technique of cluster analysis. For this purpose, based on a theoretical and practical study, the concepts of performance indicator, the Access to Information Law and the government transparency tool Fala.BR were understood and contextualized. Subsequently, five performance indicators were created, transforming qualitative data into quantitative. Thus, the cluster analysis technique was applied to the data belonging to the IFES and as a result it was observed that the performance indexes corresponding to the time spent with the service were considered sufficient for the satisfactory classification of the IFES, given that the three groups graduates proved to be representative and presented the characteristics of low, medium and high performance in meeting requests, with the highest presence of requests answered outside the legal deadline in the third group, lower in the second and almost non-existent in the first.
Palavra-chave: Análise de agrupamento
Dendograma
Fala.BR
IFES
Palavra-chave em lingua estrangeira: Cluster analysis
Dendrogram
Fala.BR
IFES
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Estatística - CUC
Referência: BARBOSA, Joyce Albuquerque Nogueira da Costa. Análise de agrupamento aplicada no desempenho da ferramenta de transparência Fala.BR pelas IFES. 2022. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística ) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4292
Data defesa documento: 20-Jun-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Estatística

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