Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4294
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Mateus Elias Chagas-
dc.date.accessioned2024-12-12T21:12:30Z-
dc.date.available2024-10-13-
dc.date.available2024-12-12T21:12:30Z-
dc.date.issued2022-03-17-
dc.identifier.citationBARBOSA, Mateus Elias Chagas. Uma abordagem diferente para análise e apresentação de dados categóricos em pesquisa de marketing. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística ) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4294-
dc.description.abstractThe statistical software is evolving and adding new techniques day by day, but most books on marketing research continue to describe the same techniques for data analysis and presentation that were used long ago. The objective of this paper was to apply the techniques of choropleth mapping, word cloud and correspondence analysis to analyze and present categorical data in marketing research. To this end, a survey (application) was carried out with the intention of tracing the profile of its target audience, referring to the individual microentrepreneur in Mato Grosso, by means of a printed questionnaire delivered to the participants of the entrepreneurial circuit events, held by the Secretariat of Economic Development of the State of Mato Grosso. As a result, the choropleth mapping was found to be a useful resource to relate and present the frequencies of a specific category with the place corresponding to the information. The word clouds were a facilitator for open questions or questions with many options, and with the correspondence analysis it was possible to verify the associations between qualitative variables, highlighting the perceptual map, which allowed us to observe the relationships between the categories of the variables.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-12-10T20:55:52Z No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Mateus Elias Chagas Barbosa.pdf: 1193990 bytes, checksum: 392ac75231c087d05146a252adce0779 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carlos Eduardo da Silveira (carloseduardoufmt@gmail.com) on 2024-12-12T21:12:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Mateus Elias Chagas Barbosa.pdf: 1193990 bytes, checksum: 392ac75231c087d05146a252adce0779 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-12-12T21:12:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2022_Mateus Elias Chagas Barbosa.pdf: 1193990 bytes, checksum: 392ac75231c087d05146a252adce0779 (MD5) Previous issue date: 2022-03-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleUma abordagem diferente para análise e apresentação de dados categóricos em pesquisa de marketingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira Junior, Gilmar Jorge de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9657825182545034pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira Junior, Gilmar Jorge de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9657825182545034pt_BR
dc.contributor.referee2Hongyu, Kuang-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0270133834542310pt_BR
dc.contributor.referee3Cruz, José Nilton da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3115290923666892pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3499420720968014pt_BR
dc.description.resumoOs softwares estatísticos estão evoluindo e agregando novas técnicas dia após dia, porém, a maioria dos livros referentes a pesquisa de marketing continuam a descrever as mesmas técnicas para análise e apresentações de dados utilizadas a tempos atrás. O objetivo deste trabalho foi aplicar as técnicas de mapeamento coroplético, nuvem de palavras e analise de correspondência para análise e apresentação de dados categóricos em pesquisa de marketing. Para isso, foi realizada uma pesquisa (aplicação) com intuito de traçar o perfil do seu público-alvo, referente ao microempreendedor individual mato-grossense, ocorreu por meio de questionário impresso entregue aos participantes dos eventos do circuito empreendedor, realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso. Como resultado verificou-se o mapeamento coroplético sendo um recurso útil para relacionar e apresentar as frequências de uma categoria específica com o local correspondente a informação. As nuvens de palavras foram um facilitador para questões abertas ou com muitas opções, já com a análise de correspondência foi possível verificar as associações entre variáveis qualitativas, tendo como destaque o mapa perceptual, que permitiu observar as relações entre as categorias das variáveis.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)pt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUC - Cuiabápt_BR
dc.publisher.programEstatística - CUCpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICApt_BR
dc.subject.keywordVariável qualitativapt_BR
dc.subject.keywordMapa coropléticopt_BR
dc.subject.keywordNuvem de palavraspt_BR
dc.subject.keywordMapa perceptualpt_BR
dc.subject.keyword2Qualitative variablept_BR
dc.subject.keyword2Choropleth mappt_BR
dc.subject.keyword2Word cloudpt_BR
dc.subject.keyword2Perceptual mappt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Mateus Elias Chagas Barbosa.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.