Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4294
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Uma abordagem diferente para análise e apresentação de dados categóricos em pesquisa de marketing
Autor(es): Barbosa, Mateus Elias Chagas
Orientador(a): Oliveira Junior, Gilmar Jorge de
Membro da Banca: Oliveira Junior, Gilmar Jorge de
Membro da Banca: Hongyu, Kuang
Membro da Banca: Cruz, José Nilton da
Resumo : Os softwares estatísticos estão evoluindo e agregando novas técnicas dia após dia, porém, a maioria dos livros referentes a pesquisa de marketing continuam a descrever as mesmas técnicas para análise e apresentações de dados utilizadas a tempos atrás. O objetivo deste trabalho foi aplicar as técnicas de mapeamento coroplético, nuvem de palavras e analise de correspondência para análise e apresentação de dados categóricos em pesquisa de marketing. Para isso, foi realizada uma pesquisa (aplicação) com intuito de traçar o perfil do seu público-alvo, referente ao microempreendedor individual mato-grossense, ocorreu por meio de questionário impresso entregue aos participantes dos eventos do circuito empreendedor, realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Mato Grosso. Como resultado verificou-se o mapeamento coroplético sendo um recurso útil para relacionar e apresentar as frequências de uma categoria específica com o local correspondente a informação. As nuvens de palavras foram um facilitador para questões abertas ou com muitas opções, já com a análise de correspondência foi possível verificar as associações entre variáveis qualitativas, tendo como destaque o mapa perceptual, que permitiu observar as relações entre as categorias das variáveis.
Resumo em lingua estrangeira: The statistical software is evolving and adding new techniques day by day, but most books on marketing research continue to describe the same techniques for data analysis and presentation that were used long ago. The objective of this paper was to apply the techniques of choropleth mapping, word cloud and correspondence analysis to analyze and present categorical data in marketing research. To this end, a survey (application) was carried out with the intention of tracing the profile of its target audience, referring to the individual microentrepreneur in Mato Grosso, by means of a printed questionnaire delivered to the participants of the entrepreneurial circuit events, held by the Secretariat of Economic Development of the State of Mato Grosso. As a result, the choropleth mapping was found to be a useful resource to relate and present the frequencies of a specific category with the place corresponding to the information. The word clouds were a facilitator for open questions or questions with many options, and with the correspondence analysis it was possible to verify the associations between qualitative variables, highlighting the perceptual map, which allowed us to observe the relationships between the categories of the variables.
Palavra-chave: Variável qualitativa
Mapa coroplético
Nuvem de palavras
Mapa perceptual
Palavra-chave em lingua estrangeira: Qualitative variable
Choropleth map
Word cloud
Perceptual map
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::PROBABILIDADE E ESTATISTICA::ESTATISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUC - Cuiabá
Departamento: Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
Programa: Estatística - CUC
Referência: BARBOSA, Mateus Elias Chagas. Uma abordagem diferente para análise e apresentação de dados categóricos em pesquisa de marketing. 2022. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Estatística ) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2022.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4294
Data defesa documento: 17-Mar-2022
Aparece na(s) coleção(ções):Estatística

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2022_Mateus Elias Chagas Barbosa.pdf1.17 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.