Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4308
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Matemática para deficientes visuais |
Autor(es): | Lima, Isaias Pereira de |
Orientador(a): | Costa, Wanderleya Nara Goncalves |
Membro da Banca: | Costa, Wanderleya Nara Goncalves |
Membro da Banca: | Pamplona, Admur Severino |
Membro da Banca: | Sousa, Marcio Lemes de |
Resumo : | A matemática é uma disciplina fundamental para o desenvolvimento cognitivo e para a inclusão social de todas as pessoas, independentemente de suas limitações. No entanto, a falta de acessibilidade aos materiais matemáticos e a não adaptação das metodologias de ensino podem representar empecilhos para muitos deficientes visuais, fazendo com que eles tenham dificuldades em aprender e compreender conceitos matemáticos. Oriundo desse contexto problematizador, o trabalho de conclusão de curso em questão teve como foco as estratégias e as metodologias de ensino de matemática inclusiva para deficientes visuais na educação básica. O objetivo da pesquisa foi entender como essas estratégias e metodologias podem ser adaptadas para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência visual, bem como identificar as dificuldades enfrentadas por esses alunos no processo de ensino e aprendizagem da matemática. Para isso, foram realizadas revisões bibliográficas sobre o tema, além de entrevistas com professores na área de educação básica. Os resultados apontam que é possível a adaptação das estratégias e metodologias de ensino para atender às necessidades individuais de cada aluno com deficiência visual, respeitando suas limitações e potencializando suas habilidades. Além disso, a pesquisa identificou as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos com deficiência visual na aprendizagem da matemática, tais como a falta de materiais adaptados e a dificuldade de visualização de conceitos abstratos. Por fim, foram apresentadas alternativas e estratégias para superar essas dificuldades, como o uso de recursos táteis e auditivos, a utilização de tecnologias assistivas e a capacitação dos professores para o ensino inclusivo de matemática para alunos com deficiência visual. |
Resumo em lingua estrangeira: | Mathematics is a fundamental discipline for cognitive development and social inclusion for all individuals, regardless of their limitations. However, the lack of accessibility to mathematical materials and the non-adaptation of teaching methodologies can be obstacles for many visually impaired students, causing difficulties in learning and understanding mathematical concepts. The focus of this undergraduate thesis was on inclusive mathematics teaching strategies and methodologies for visually impaired students in basic education. The aim of the research was to understand how these strategies and methodologies can be adapted to meet the individual needs of visually impaired students, as well as identify the difficulties they face in the process of teaching and learning mathematics. To address this, bibliographic reviews on the topic were conducted, in addition to interviews with teachers in basic education. The results point to the need to adapt teaching strategies and methodologies to meet the individual needs of each visually impaired student, respecting their abilities and limitations. Additionally, the research identified the main difficulties faced by visually impaired students in learning mathematics, such as the lack of adapted materials and the difficulty in visualizing abstract concepts. Finally, alternatives and strategies were presented to overcome these difficulties, such as the use of tactile and auditory resources, the use of assistive technologies, and the training of teachers for inclusive mathematics teaching for visually impaired students. |
Palavra-chave: | ensino inclusivo aprendizagem matemática formação de professores de matemática |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | inclusive education mathematical learning mathematics teacher training |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Matemática - CUA |
Referência: | LIMA, Isaias Pereira de. Matemática para deficientes visuais. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2023. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4308 |
Data defesa documento: | 24-May-2023 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2023_Isaias Pereira de Lima.pdf | 886.94 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.