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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSales, Rosane Vilela-
dc.date.accessioned2024-12-18T21:52:29Z-
dc.date.available2024-12-17-
dc.date.available2024-12-18T21:52:29Z-
dc.date.issued2022-12-12-
dc.identifier.citationSALES, Rosane Vilela. Distúrbios de linguagem e a aprendizagem escolar: a dislalia e a apraxia em foco. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4309-
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleDistúrbios de linguagem e a aprendizagem escolar: a dislalia e a apraxia em focopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Wanderleya Nara Goncalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207955487524123pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Wanderleya Nara Goncalves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0207955487524123pt_BR
dc.contributor.referee2Pamplona, Admur Severino-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9817070173290336pt_BR
dc.contributor.referee3Sousa, Marcio Lemes de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1534708250926451pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0865491577375681pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como foco os distúrbios de fala em seu relacionamento com a aprendizagem. O objetivo foi compreender as dificuldades escolares enfrentadas por estudantes com dislalia ou com Apraxia de Fala na Infância (AFI), especialmente por esses últimos serem mais atingidos por ter uma comunicação ininteligível. A busca se deu, também, com relação à sugestão de caminhos que podem ser trilhados por familiares e por profissionais nas escolas, para ajudar os estudantes que passam por tais problemas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com uso de referenciais teóricos vinculados à Psicologia, à Neurociência e à Fonoaudiologia, dentre outros. Metodologicamente, foram utilizados narrativa autobiográfica e depoimentos de duas fonoaudiólogas, obtidos por meio de questionários. A teoria estudada, em conjunto com as informações obtidas junto às fonoaudiólogas repassaram, foi suficiente para compreender o comprometimento de aprendizagem dos estudantes com os distúrbios, ficando evidentes suas dificuldades de interagir com as demais pessoas, o que provoca desordem emocional e baixa autoestima, repercutindo na aprendizagem. Foi possível concluir que o tratamento fonológico é necessário, mas não suficiente para garantir um bom aproveitamento escolar de estudantes com distúrbio de fala. A família precisa auxiliar nesse processo e a escola deverá dar mais atenção as crianças com necessidades especificas como é o caso da apraxia de fala na infância, garantindo-lhes atendimento em salas de recursos e uma equipe multidisciplinar. Há necessidade também de oferecer aos professores, em formação inicial ou continuada, informações sobre os distúrbios de fala, para que esses possam contribuir para detectar o problema e, especialmente, na oferta de uma educação de qualidade aos portadores da dislalia e Apraxia de fala na Infância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordapraxia de fala na infânciapt_BR
dc.subject.keyworddislaliapt_BR
dc.subject.keywordaprendizagempt_BR
dc.subject.keywordformação docentept_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Matemática - Araguaia

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