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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4309
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Distúrbios de linguagem e a aprendizagem escolar: a dislalia e a apraxia em foco |
Autor(es): | Sales, Rosane Vilela |
Orientador(a): | Costa, Wanderleya Nara Goncalves |
Membro da Banca: | Costa, Wanderleya Nara Goncalves |
Membro da Banca: | Pamplona, Admur Severino |
Membro da Banca: | Sousa, Marcio Lemes de |
Resumo : | O presente trabalho tem como foco os distúrbios de fala em seu relacionamento com a aprendizagem. O objetivo foi compreender as dificuldades escolares enfrentadas por estudantes com dislalia ou com Apraxia de Fala na Infância (AFI), especialmente por esses últimos serem mais atingidos por ter uma comunicação ininteligível. A busca se deu, também, com relação à sugestão de caminhos que podem ser trilhados por familiares e por profissionais nas escolas, para ajudar os estudantes que passam por tais problemas. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com uso de referenciais teóricos vinculados à Psicologia, à Neurociência e à Fonoaudiologia, dentre outros. Metodologicamente, foram utilizados narrativa autobiográfica e depoimentos de duas fonoaudiólogas, obtidos por meio de questionários. A teoria estudada, em conjunto com as informações obtidas junto às fonoaudiólogas repassaram, foi suficiente para compreender o comprometimento de aprendizagem dos estudantes com os distúrbios, ficando evidentes suas dificuldades de interagir com as demais pessoas, o que provoca desordem emocional e baixa autoestima, repercutindo na aprendizagem. Foi possível concluir que o tratamento fonológico é necessário, mas não suficiente para garantir um bom aproveitamento escolar de estudantes com distúrbio de fala. A família precisa auxiliar nesse processo e a escola deverá dar mais atenção as crianças com necessidades especificas como é o caso da apraxia de fala na infância, garantindo-lhes atendimento em salas de recursos e uma equipe multidisciplinar. Há necessidade também de oferecer aos professores, em formação inicial ou continuada, informações sobre os distúrbios de fala, para que esses possam contribuir para detectar o problema e, especialmente, na oferta de uma educação de qualidade aos portadores da dislalia e Apraxia de fala na Infância. |
Palavra-chave: | apraxia de fala na infância dislalia aprendizagem formação docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET) – Araguaia |
Programa: | Matemática - CUA |
Referência: | SALES, Rosane Vilela. Distúrbios de linguagem e a aprendizagem escolar: a dislalia e a apraxia em foco. 2022. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2022. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4309 |
Data defesa documento: | 12-Dec-2022 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Matemática - Araguaia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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