Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4341
Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A inserção feminina no campo da tecnologia da informação: uma análise do projeto meninas tecnológicas em Cuiabá
Autor(es): Ribeiro, Tamiris
Orientador(a): Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Membro da Banca: Guarienti, Gracyeli Santos Souza
Membro da Banca: Teixeira, Raoni Florentino da Silva
Membro da Banca: Bezerra, Diogo Henrique Duarte
Resumo : Este trabalho investiga a ausência de interesse de alunas do ensino fundamental e médio pela área de Tecnologia da Informação (TI) na cidade de Cuiabá, identificando fatores que contribuem para essa falta de engajamento. A pesquisa analisa o impacto do projeto de extensão "Meninas Tecnológicas"como uma estratégia de inclusão e estímulo para promover a participação feminina em TI. O estudo destaca a importância da diversidade de gênero no setor tecnológico e como iniciativas educativas podem desconstruir barreiras culturais e estereótipos que historicamente afastam meninas dessa área. O projeto "Meninas Tecnológicas"oferece aulas práticas sobre introdução à programação e arquitetura de computadores, visando capacitar as participantes com conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento de habilidades tecnológicas. A metodologia adotada combina pesquisa bibliográfica, estudo de caso e pesquisa de campo, permitindo uma análise abrangente do cenário local e dos efeitos das iniciativas implementadas. Os resultados demonstram que a inclusão feminina em TI não apenas enriquece o setor com novas perspectivas, mas também contribui para a criação de soluções mais adaptáveis e relevantes.
Resumo em lingua estrangeira: This study investigates the lack of interest among female students in elementary and high school in the field of Information Technology (IT) in Cuiabá, identifying factors that contribute to this disengagement and how the extension project "Meninas Tecnológicas"serves as a strategy for inclusion and encouragement. The research aims to understand the project’s impact on participants’ perceptions and analyze its potential as a model to foster girls’ interest in IT in similar educational contexts. The findings highlight the importance of diversity in technology and how educational initiatives can dismantle cultural barriers and gender stereotypes that have historically deterred girls from pursuing careers in this field. The "Meninas Tecnológicas"project offers practical and interactive classes on programming fundamentals and computer architecture, aiming to equip participants with essential skills for future careers in technology. The methodology combines bibliographic research, case studies, and field research to provide a comprehensive analysis of the local context and the effects of implemented initiatives. Results indicate that increasing female representation in IT not only enriches the sector with new perspectives but also contributes to creating more adaptable and relevant technological solutions. Keywords: female inclusion; Information Technology; gender stereotypes; educational initiatives; diversity; empowerment.
Palavra-chave: Inclusão feminina
Tecnologia da informação
Estereótipos de gênero
Diversidade
Educação tecnológica
Palavra-chave em lingua estrangeira: Female inclusion
Information technology
Gender stereotypes
Educational initiatives
Diversity
Empowerment
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Programa: Engenharia de Computação - CUVG
Referência: RIBEIRO, Tamiris. A inserção feminina no campo da tecnologia da informação: uma análise do projeto meninas tecnológicas em Cuiabá. Orientador: Gracyeli Santos Souza Guarienti. 2024. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Computação) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4341
Data defesa documento: 12-Nov-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Computação - Várzea Grande

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tamiris Ribeiro - TCC.pdf358.37 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.