Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Neto, Temício Eufrásio da-
dc.date.accessioned2025-02-05T21:22:38Z-
dc.date.available2024-11-18-
dc.date.available2025-02-05T21:22:38Z-
dc.date.issued2024-11-14-
dc.identifier.citationSILVA NETO, Temício Eufrásio da. Educação antiopressão e educação contra a violência: uma revisão sobre referenciais teóricos e metodológicos na Revista de Ensino de Biologia (REnBio). 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4362-
dc.description.provenanceSubmitted by Ariel Gomes (ariel.gomes@ufmt.br) on 2025-02-05T21:15:57Z No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Temício Eufrásio da Silva Neto.pdf: 1778702 bytes, checksum: b1c84e16a5a769846783eb4e7d141d5a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Ariel Gomes (arielmm18@gmail.com) on 2025-02-05T21:22:38Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Temício Eufrásio da Silva Neto.pdf: 1778702 bytes, checksum: b1c84e16a5a769846783eb4e7d141d5a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-02-05T21:22:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2024_Temício Eufrásio da Silva Neto.pdf: 1778702 bytes, checksum: b1c84e16a5a769846783eb4e7d141d5a (MD5) Previous issue date: 2024-11-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleEducação antiopressão e educação contra a violência: uma revisão sobre referenciais teóricos e metodológicos na Revista de Ensino de Biologia (REnBio)pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee1Paiva, Ayane de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6373963515950534pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Shirlyjaine da Silva Francisco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4347347213748388pt_BR
dc.contributor.referee3Pignati, Marina Teófilo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8749424208573353pt_BR
dc.description.resumoDiante de uma sociedade tão diversa, mas que prevalece o padrão de uma única identidade vista como modelo (homem branco, heterossexual, de classe média, católico), nota-se a necessidade de trabalhar uma educação crítica-social, que seja inclusiva e que confronte situações de opressão e violência contra classes identificadas como minorias. Haja vista que, ao estudar a história da ciência de forma crítica, notamos que ao mesmo tempo que ela foi tão importante para sanar grandes problemas como doenças enfrentadas por nós humanos, esta também legitimou inúmeras formas de opressão, pautando os interesses de determinados grupos privilegiados e ignorando direitos básicos de outros subjugados. Sendo assim, este trabalho objetiva investigar a produção que utiliza a educação antiopressão e educação contra violência no ensino de biologia e quais os referencias teóricos e metodológicos têm sido usados para tratar esses temas. Para tanto, realizamos uma revisão sistemática de literatura que se caracteriza por seus aspectos de identificação, avaliação e interpretação de estudos em uma área do conhecimento, a fim de identificar lacunas e necessidades de pesquisa em um determinado campo. O escopo da presente pesquisa foi a Revista de Ensino de Biologia (REnBio), por ser uma referência na área e ter o mais elevado fator de impacto na classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado, mostram que, de 876 artigos analisados, foram encontrados apenas 25 artigos que propõem alguma metodologia para trabalhar a educação antiopressão e a educação contra violência no ensino de biologia, totalizando uma porcentagem de 2,85% de toda a amostra, indicando que embora tenhamos avanços nos últimos anos em relação a tais opressões estarem mais evidentes, este estudo demonstra uma lacuna nas temáticas antiopressão que são tão relevantes e que se relacionam tão fortemente com o ensino de biologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaiapt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUA - Araguaiapt_BR
dc.publisher.programCiências Biológicas - CUApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.subject.keywordeducação antiopressãopt_BR
dc.subject.keywordeducação contra violênciapt_BR
dc.subject.keywordensino de Biologiapt_BR
dc.subject.keywordrevisão sistemática de literaturapt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Ciências Biológicas - Araguaia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2024_Temício Eufrásio da Silva Neto.pdf1.74 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.