Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4362
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Educação antiopressão e educação contra a violência: uma revisão sobre referenciais teóricos e metodológicos na Revista de Ensino de Biologia (REnBio) |
Autor(es): | Silva Neto, Temício Eufrásio da |
Orientador(a): | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Paiva, Ayane de Souza |
Membro da Banca: | Ribeiro, Shirlyjaine da Silva Francisco |
Membro da Banca: | Pignati, Marina Teófilo |
Resumo : | Diante de uma sociedade tão diversa, mas que prevalece o padrão de uma única identidade vista como modelo (homem branco, heterossexual, de classe média, católico), nota-se a necessidade de trabalhar uma educação crítica-social, que seja inclusiva e que confronte situações de opressão e violência contra classes identificadas como minorias. Haja vista que, ao estudar a história da ciência de forma crítica, notamos que ao mesmo tempo que ela foi tão importante para sanar grandes problemas como doenças enfrentadas por nós humanos, esta também legitimou inúmeras formas de opressão, pautando os interesses de determinados grupos privilegiados e ignorando direitos básicos de outros subjugados. Sendo assim, este trabalho objetiva investigar a produção que utiliza a educação antiopressão e educação contra violência no ensino de biologia e quais os referencias teóricos e metodológicos têm sido usados para tratar esses temas. Para tanto, realizamos uma revisão sistemática de literatura que se caracteriza por seus aspectos de identificação, avaliação e interpretação de estudos em uma área do conhecimento, a fim de identificar lacunas e necessidades de pesquisa em um determinado campo. O escopo da presente pesquisa foi a Revista de Ensino de Biologia (REnBio), por ser uma referência na área e ter o mais elevado fator de impacto na classificação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Como resultado, mostram que, de 876 artigos analisados, foram encontrados apenas 25 artigos que propõem alguma metodologia para trabalhar a educação antiopressão e a educação contra violência no ensino de biologia, totalizando uma porcentagem de 2,85% de toda a amostra, indicando que embora tenhamos avanços nos últimos anos em relação a tais opressões estarem mais evidentes, este estudo demonstra uma lacuna nas temáticas antiopressão que são tão relevantes e que se relacionam tão fortemente com o ensino de biologia. |
Palavra-chave: | educação antiopressão educação contra violência ensino de Biologia revisão sistemática de literatura |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUA - Araguaia |
Departamento: | Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) – Araguaia |
Programa: | Ciências Biológicas - CUA |
Referência: | SILVA NETO, Temício Eufrásio da. Educação antiopressão e educação contra a violência: uma revisão sobre referenciais teóricos e metodológicos na Revista de Ensino de Biologia (REnBio). 2024. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde, Universidade Federal de Mato Grosso, Pontal do Araguaia, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4362 |
Data defesa documento: | 14-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Ciências Biológicas - Araguaia |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2024_Temício Eufrásio da Silva Neto.pdf | 1.74 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.