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http://bdm.ufmt.br/handle/1/4374
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise do comportamento físico e mecânico do solo do Câmpus Universitário de Várzea Grande adicionado de cimento CP II Z32 |
Autor(es): | Ritter, Juliana |
Orientador(a): | Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa |
Coorientador: | Donato, Marina |
Membro da Banca: | Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa |
Membro da Banca: | Silva, Matheus Francisco da |
Membro da Banca: | Oliveira, Bruno Rodrigues de |
Resumo : | Este estudo investiga o comportamento físico e mecânico do solo do Campus Universitário de Várzea Grande, estabilizado com cimento Portland CP II Z32. O objetivo foi avaliar a variação da expansão e da resistência por meio de ensaios de Índice de Suporte Califórnia (CBR). A amostra de solo saprolítico, típica da Baixada Cuiabana e derivada da rocha matriz filito, passou por ensaios de granulometria, limites de Atterberg e compactação em diferentes energias, seguidos de avaliações mecânicas. Os resultados indicaram melhorias significativas nas propriedades mecânicas com a adição de cimento. A dosagem de 4,5% alcançou um valor de CBR de 193%, em comparação com os 18% do solo não tratado. No entanto, a análise econômica apontou que a dosagem de 2,5% de cimento é a mais eficiente, atendendo às normas do DNIT e evitando desperdícios. A expansão inesperada na proporção de 3,5% foi atribuída à alta reatividade da fração argilosa do solo, conforme sugerido pelo índice de atividade de Skempton (1953). O estudo confirma a viabilidade da estabilização com cimento para pavimentação e sua contribuição para projetos de infraestrutura em regiões com características geológicas semelhantes. A pesquisa também destaca a importância de equilibrar eficiência técnica e sustentabilidade econômica. Sugere-se a continuidade da investigação com dosagens menores de cimento e a avaliação de aditivos naturais como alternativas sustentáveis para minimizar o impacto ambiental. |
Resumo em lingua estrangeira: | This study investigates the physical and mechanical behavior of the soil at the Várzea Grande University Campus, stabilized with Portland cement CP II Z32. The objective was to assess variations in expansion and strength through California Bearing Ratio (CBR) tests. The saprolitic soil sample, typical of the Baixada Cuiabana region and derived from phyllite parent rock, underwent grain size distribution tests, Atterberg limits, and compaction at different energy levels, followed by mechanical evaluations. Results indicated significant improvements in mechanical properties with the addition of cement. A 4.5% dosage achieved a CBR value of 193%, compared to 18% for untreated soil. However, economic analysis pointed to a 2.5% cement dosage as the most efficient, meeting DNIT standards and avoiding waste. Unexpected expansion at the 3.5% proportion was attributed to the high reactivity of the soil's clay fraction, as suggested by Skempton's activity index (1953). The study confirms the feasibility of cement stabilization for pavement applications and its contribution to infrastructure projects in regions with similar geological characteristics. The research also highlights the importance of balancing technical efficiency and economic sustainability. Further investigation is suggested with lower cement dosages and the evaluation of natural additives as sustainable alternatives to minimize environmental impact. |
Palavra-chave: | Solo tropical saprolítico Estabilização química Cimento portland Pavimentação |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Saprolitic tropical soil Chemical stabilization Portland cement Pavement |
CNPq: | CNPQ::ENGENHARIAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUVG - Várzea Grande |
Departamento: | Instituto de Engenharia – Várzea Grande |
Programa: | Engenharia de Transportes - CUVG |
Referência: | RITTER, Juliana. Análise do comportamento físico e mecânico do solo do Câmpus Universitário de Várzea Grande adicionado de cimento CP II Z32. Orientador: Fabiani Maria Dalla Rosa Barbosa. 2024. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transporte) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4374 |
Data defesa documento: | 11-Nov-2024 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Engenharia de Transportes - Várzea Grande |
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