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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise do comportamento mecânico de um pavimento rodoviário com variações dos materiais da camada de sub-base
Autor(es): Dourado, Thaís Boaventura
Orientador(a): Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa
Coorientador: Donato, Marina
Membro da Banca: Barbosa, Fabiani Maria Dalla Rosa
Membro da Banca: Silva, Matheus Francisco da
Membro da Banca: Marchezini, Silvana Fava
Resumo : A pesquisa e análise de pavimentos são cruciais para viabilizar o uso de materiais locais, como solos, na construção de estradas. No estudo realizado no Câmpus da UFMT em Várzea Grande, avaliou-se o solo em sua condição natural e após diversos melhoramentos. O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento mecânico dos pavimentos com diferentes materiais na camada de sub-base, mantendo a carga uniforme e as camadas fixas. Seguindo uma metodologia alinhada às normas técnicas, foram realizadas avaliações das propriedades físicas e mecânicas dos materiais. Essa análise é fundamental para compreender o comportamento e a interação desses materiais em variadas condições, como carga, umidade e temperatura, visando assegurar a consistência dos resultados obtidos. Os ensaios revelaram que solos com 20%, 35% ou 50% de resíduos não são adequados para a sub-base em projetos reais devido aos baixos valores de CBR, mas o solo com 20% de resíduo foi considerado para análise devido ao seu CBR mais próximo do exigido. Contudo, em relação ao solo melhorado com 2,5% de cal, este apresentou resultados promissores, enquanto o solo com adição de 4,5% de cimento foi qualificado para a camada de base devido aos valores satisfatórios de CBR. O dimensionamento dos pavimentos mostrou a importância de considerar as propriedades mecânicas dos materiais para eficiência em desempenho. Dessa forma, os diversos cenários destacaram o impacto dos valores de CBR nas espessuras das camadas, evidenciando que a melhor solução resultou da utilização da mistura de solo com 4,5% de cimento.
Resumo em lingua estrangeira: Pavement research and analysis are crucial to making it feasible to use local materials, such as soil, in road construction. In the study carried out at the UFMT Campus in Várzea Grande, the soil was evaluated in its natural condition and after various improvements. The aim of this research is to analyze the mechanical behavior of pavements with different materials in the subbase layer, keeping the load uniform and the layers fixed. Following a methodology in line with technical standards, the physical and mechanical properties of the materials were evaluated. This analysis is fundamental to understanding the behavior and interaction of these materials under various conditions, such as load, humidity and temperature, in order to ensure the consistency of the results obtained. The tests revealed that soils with 20%, 35% or 50% waste are not suitable for the sub-base in real projects due to their low CBR values, but the soil with 20% waste was considered for analysis due to its CBR being closer to the required one. However, the soil improved with 2.5% lime showed promising results, while the soil with 4.5% cement was qualified for the base layer due to its satisfactory CBR values. The design of the pavements showed the importance of considering the mechanical properties of the materials for efficient performance. In this way, the various scenarios highlighted the impact of the CBR values on the layer thicknesses, showing that the best solution resulted from using a soil mixture with 4.5% cement.
Palavra-chave: Dimensionamento rodoviário
Método empírico
Materiais melhorados
Espessuras das camadas
Palavra-chave em lingua estrangeira: Road design
Empirical method
Improved materials
Layer thicknesses
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUVG - Várzea Grande
Departamento: Instituto de Engenharia – Várzea Grande
Programa: Engenharia de Transportes - CUVG
Referência: DOURADO, Thaís Boaventura. Análise do comportamento mecânico de um pavimento rodoviário com variações dos materiais da camada de sub-base. 2024. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Transporte) – Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2024.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4375
Data defesa documento: 10-Apr-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Engenharia de Transportes - Várzea Grande

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