Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4381
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAssunção, Diemeson Souza de-
dc.date.accessioned2025-03-13T18:29:00Z-
dc.date.available2022-07-14-
dc.date.available2025-03-13T18:29:00Z-
dc.date.issued2022-07-08-
dc.identifier.citationASSUNÇÃO, Diemeson Souza de. Proposta de atividade didática interativa para o ensino de funções por meio da plataforma digital Wordwall, Uma. 2021. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4381-
dc.description.abstractThe present work consists of a proposal for an activity with the use of technology, in which a training-type game was developed to be used as a support for the textbook for teaching 1st grade functions. The objective was to propose an activity with dynamic, interactive and playful characteristics, in order to favor the teaching and learning process of functions. With the development of this work, it was possible to perceive, through bibliographic studies, the significant contributions of technology and the use of games in the teaching of mathematics. Among the potentialities of using activities developed on digital platforms, such as Wordwall, used in this work, the fact of promoting an interactive teaching and making classes more fun, in addition to opening a range of possibilities of activities to complement the didactic material that the teacher uses in the classroom, in order to expand their teaching repertoire. In addition, this resource can help in the production of didactic support material, making the teacher protagonist in the development of activities to be used in the classroom, which can be configured as activities that surpass the lists of exercises and that can be a support to work learning gaps.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2022-08-25T21:41:54Z No. of bitstreams: 1 TCC_Diemeson Souza de Assuncao.pdf: 4067127 bytes, checksum: 9e58b68a3255d557c6222d5d2a2d4f96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2023-04-02T13:28:03Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Diemeson Souza de Assuncao.pdf: 4067127 bytes, checksum: 9e58b68a3255d557c6222d5d2a2d4f96 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Carolina Alves Rabelo (carol.arabelo@gmail.com) on 2024-07-11T17:13:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Diemeson Souza de Assuncao.pdf: 4067127 bytes, checksum: 9e58b68a3255d557c6222d5d2a2d4f96 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-13T18:29:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Diemeson Souza de Assuncao.pdf: 4067127 bytes, checksum: 9e58b68a3255d557c6222d5d2a2d4f96 (MD5) Previous issue date: 2022-07-08en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de atividade didática interativa para o ensino de funções por meio da plataforma digital Wordwall, Umapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee1Trevisan, Andreia Cristina Rodrigues-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2714924410732736pt_BR
dc.contributor.referee2Trevisan, Eberson Paulo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3701989564065584pt_BR
dc.contributor.referee3Carnevarollo Júnior, Rubens Pazim-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5805356255692395pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consiste em uma proposta de atividade com o uso de tecnologia digital, na qual foi desenvolvido um jogo, do tipo treinamento, a ser utilizado como suporte ao livro didático para o ensino de funções do 1° grau. O objetivo foi propor uma atividade com característica dinâmica, interativa e lúdica, de forma a favorecer o processo de ensino e aprendizagem desse tipo de funções. Com o desenvolvimento deste trabalho, pôde-se perceber, através dos estudos bibliográficos, as contribuições significativas da tecnologia e do uso de jogos no ensino de matemática. Entre as potencialidades da utilização de atividades desenvolvidas em plataformas digitais, como a Wordwall, utilizada nesse trabalho, destaca-se o fato de possibilitar promover um ensino interativo e de tornar as aulas mais divertidas, além de abrir um leque de possibilidades de atividades para complementar o material didático que o professor usa em sala de aula, de forma a ampliar o seu repertório docente. Além disso, esse recurso pode auxiliar na produção de material de apoio didático, tornando o professor protagonista no desenvolvimento de atividades a serem utilizadas em sala de aula, que podem se configurar como atividades que superem as listas de exercícios e que podem ser suporte para trabalhar as defasagens de aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programMatemática - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subject.keywordMatemática - Jogospt_BR
dc.subject.keywordMatemática - Tecnologiapt_BR
dc.subject.keywordFunções Polinomiais do Primeiro Graupt_BR
dc.subject.keyword2Teaching Mathematicspt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics - Gamespt_BR
dc.subject.keyword2Mathematics - Technologypt_BR
dc.subject.keyword2First Degree Polynomial Functionspt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Diemeson Souza de Assuncao.pdf3.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.