Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://bdm.ufmt.br/handle/1/4383
Tipo documento: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Geometria Esférica : história, conceitos e uma sequência de atividades |
Autor(es): | Godoi, Patrick |
Orientador(a): | Malavazi, Mazílio Coronel |
Membro da Banca: | Malavazi, Mazílio Coronel |
Membro da Banca: | Laier, Simone Simionato dos Santos |
Membro da Banca: | Barbosa, Edson Pereira |
Resumo : | A Geometria da Esfera pode ser considerada a mais antiga das Geometrias não-Euclidianas. Seus conceitos já eram conhecidos até mesmo antes de Euclides formular sua Geometria. Atualmente, a Geometria Esférica é de fundamental importância no cotidiano, utilizada principalmente para fins de localização geográfica. Assim, este trabalho tem como principal objetivo a apresentação de uma sequência de atividades interdisciplinares para contribuir no ensino da Geometria Esférica na formação de professores. Além disso, trazemos um breve contexto histórico acerca da Geometria Esférica, enunciando principais pensadores e estudiosos que desenvolveram seus estudos com base nessa área da Matemática. Trazemos ainda alguns dos principais conceitos e resoluções da Geometria Esférica que serão necessários para a resolução das atividades. Com este trabalho percebemos a importância da Geometria da Esfera e a necessidade de inseri-la cada vez mais na formação de professores para que, no futuro, possa ser inserida também nos ensinos básico e médio a fim de que os alunos possam compreender melhor o mundo em que vivem, a partir dos avanços que ocorreram com o advento da Geometria Esférica. |
Resumo em lingua estrangeira: | Sphere geometry can be considered the oldest non-Euclidean geometries. His concepts were known even before Euclid formulates its geometry. Currently, the spherical geometry is of fundamental importance in daily life, mainly used to geographic location purposes. This work aims to present a series of interdisciplinary activities to contribute to the teaching of Spherical Geometry teacher training. Also, we bring a brief historical background about the Spherical Geometry, enunciating leading thinkers and scholars who developed their studies based on this area of mathematics. Also bring some of the key concepts and resolutions of spherical geometry that will be needed for the resolution of activities. With this work we realize the importance of the sphere geometry and the need to insert it increasingly on teacher training so that, in the future, can be inserted also in basic and secondary education so that students can better understand the world in which they live in, from the advances that have occurred with the advent of spherical geometry. |
Palavra-chave: | Geometria não-Euclidiana Geometria Esférica Sequência de Atividades |
Palavra-chave em lingua estrangeira: | Non- Euclidean Geometry Spherical Geometry Activities sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Instituição: | Universidade Federal de Mato Grosso |
Sigla da instituição: | UFMT CUS - Sinop |
Departamento: | Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop |
Programa: | Matemática - CUS |
Referência: | GODOI, Patrick. Geometria Esférica: história, conceitos e uma sequência de atividades. 2016. 73f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Matemática – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2016. |
Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdm.ufmt.br/handle/1/4383 |
Data defesa documento: | 8-Apr-2016 |
Aparece na(s) coleção(ções): | Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Matemática |
Arquivos deste item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC_2015_PATRICK GODOI.pdf | 2.54 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.