Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSanches, Gabriela Stasczak-
dc.date.accessioned2025-03-14T18:06:00Z-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2025-03-14T18:06:00Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationSANCHES, Gabriela Stasczak. Proposta de sequência didática sobre o uso e efeitos das drogas lícitas para estudantes do Ensino Médio, Uma. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4385-
dc.description.abstractDrug use often begins during adolescence, between 14 and 17 age, several factors can influence the drug use, such as family environment, friendships, escape method, way to socialize and others. Alcohol and tobacco, as legal drugs, are easily accessible, and even with the sale prohibition to under 18 years old, teenagers can access them. These teenagers are in the age group to be in school, normally in high school, and schools take a fundamental role in the students lives, as well as, help with the search for one’s own identity, transmitting knowledge to the development of the student, as well as, preparing them for their place in society. Faced with this drug use problematization by high school students, schools must carry out means of raising awareness, and one way can be through the didactic sequence, where this Undergraduate Thesis a didactic sequence proposal was made, focused on raising awareness of drug use, for students in the 1st year of high school, the topic of drugs proposed in the didactic sequence are focused on training tracks for deepening Natural Sciences and their Technologies, in Chemistry.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2024-12-16T19:46:04Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_GABRIELA STASCZAK SANCHES.pdf: 1276517 bytes, checksum: 6cc2e6f41618fcdf81d0e6d9d8b4dee4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-14T18:04:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_GABRIELA STASCZAK SANCHES.pdf: 1276517 bytes, checksum: 6cc2e6f41618fcdf81d0e6d9d8b4dee4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-14T18:04:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_GABRIELA STASCZAK SANCHES.pdf: 1276517 bytes, checksum: 6cc2e6f41618fcdf81d0e6d9d8b4dee4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-14T18:06:00Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_GABRIELA STASCZAK SANCHES.pdf: 1276517 bytes, checksum: 6cc2e6f41618fcdf81d0e6d9d8b4dee4 (MD5) Previous issue date: 2024-03-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleProposta de sequência didática sobre o uso e efeitos das drogas lícitas para estudantes do Ensino Médio, Umapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Dresch, Mauro André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132pt_BR
dc.contributor.referee1Dresch, Mauro André-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2779525668838132pt_BR
dc.contributor.referee2Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee3Osti, Renata Zachi de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5040691266263549pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1124958120530463pt_BR
dc.description.resumoO início ao uso de drogas, muitas vezes, ocorre na adolescência, entre as idades de 14 aos 17 anos. Diversos fatores podem influenciar para o uso de drogas, tais como o ambiente familiar, as amizades, como um método de escape, uma forma de se socializar e entre outros. O álcool e o tabaco, por serem drogas lícitas, são de fácil acesso, onde mesmo com a proibição da venda para menores de 18 anos, os adolescentes conseguem obter. Estes adolescentes, em idade escolar, normalmente no ensino médio, onde as escolas exercem um papel fundamental nas vidas dos estudantes, bem como ajudam com sua busca de identidade própria, além de transmitir conhecimentos para o desenvolvimento do aluno, assim como também tem o papel de prepara-los para seu lugar na sociedade. Diante desta problematização, quanto ao uso de drogas por estudantes do ensino médio, as escolas devem realizar meios de conscientização, e uma maneira pode ser por meio da sequência didática, onde no presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado uma proposta de uma sequência didática para a aplicação de aulas com foco na conscientização ao uso de drogas, para estudantes do primeiro ano do ensino médio. O tema de drogas proposto na sequencia didática são com foco nas trilhas formativas de aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordSequência didáticapt_BR
dc.subject.keywordÁlcoolpt_BR
dc.subject.keywordTabacopt_BR
dc.subject.keyword2Teenagerspt_BR
dc.subject.keyword2Following teachingpt_BR
dc.subject.keyword2Alcoholpt_BR
dc.subject.keyword2Tobaccopt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_GABRIELA STASCZAK SANCHES.pdf1.25 MBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.