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Tipo documento: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Proposta de sequência didática sobre o uso e efeitos das drogas lícitas para estudantes do Ensino Médio, Uma
Autor(es): Sanches, Gabriela Stasczak
Orientador(a): Dresch, Mauro André
Membro da Banca: Dresch, Mauro André
Membro da Banca: Rosinke, Patrícia
Membro da Banca: Osti, Renata Zachi de
Resumo : O início ao uso de drogas, muitas vezes, ocorre na adolescência, entre as idades de 14 aos 17 anos. Diversos fatores podem influenciar para o uso de drogas, tais como o ambiente familiar, as amizades, como um método de escape, uma forma de se socializar e entre outros. O álcool e o tabaco, por serem drogas lícitas, são de fácil acesso, onde mesmo com a proibição da venda para menores de 18 anos, os adolescentes conseguem obter. Estes adolescentes, em idade escolar, normalmente no ensino médio, onde as escolas exercem um papel fundamental nas vidas dos estudantes, bem como ajudam com sua busca de identidade própria, além de transmitir conhecimentos para o desenvolvimento do aluno, assim como também tem o papel de prepara-los para seu lugar na sociedade. Diante desta problematização, quanto ao uso de drogas por estudantes do ensino médio, as escolas devem realizar meios de conscientização, e uma maneira pode ser por meio da sequência didática, onde no presente Trabalho de Conclusão de Curso foi realizado uma proposta de uma sequência didática para a aplicação de aulas com foco na conscientização ao uso de drogas, para estudantes do primeiro ano do ensino médio. O tema de drogas proposto na sequencia didática são com foco nas trilhas formativas de aprofundamento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em Química.
Resumo em lingua estrangeira: Drug use often begins during adolescence, between 14 and 17 age, several factors can influence the drug use, such as family environment, friendships, escape method, way to socialize and others. Alcohol and tobacco, as legal drugs, are easily accessible, and even with the sale prohibition to under 18 years old, teenagers can access them. These teenagers are in the age group to be in school, normally in high school, and schools take a fundamental role in the students lives, as well as, help with the search for one’s own identity, transmitting knowledge to the development of the student, as well as, preparing them for their place in society. Faced with this drug use problematization by high school students, schools must carry out means of raising awareness, and one way can be through the didactic sequence, where this Undergraduate Thesis a didactic sequence proposal was made, focused on raising awareness of drug use, for students in the 1st year of high school, the topic of drugs proposed in the didactic sequence are focused on training tracks for deepening Natural Sciences and their Technologies, in Chemistry.
Palavra-chave: Adolescentes
Sequência didática
Álcool
Tabaco
Palavra-chave em lingua estrangeira: Teenagers
Following teaching
Alcohol
Tobacco
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
Sigla da instituição: UFMT CUS - Sinop
Departamento: Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinop
Curso: Química - CUS
Referência: SANCHES, Gabriela Stasczak. Proposta de sequência didática sobre o uso e efeitos das drogas lícitas para estudantes do Ensino Médio, Uma. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4385
Data defesa documento: 22-Mar-2024
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

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