Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdm.ufmt.br/handle/1/4386
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJacoski, Gabrieli da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-14T18:28:52Z-
dc.date.available2024-04-23-
dc.date.available2025-03-14T18:28:52Z-
dc.date.issued2024-03-27-
dc.identifier.citationJACOSKI, Gabrieli da Silva. Explorando a ciência na sala de aula: experiências didáticas e aplicações de conceito. 2023. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática – Habilitação em Química – Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais, Sinop, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdm.ufmt.br/handle/1/4386-
dc.description.abstractScience education is critical to understanding natural phenomena and making informed decisions in various areas of everyday life. However, the quality of science education can vary significantly, especially in schools with limited resources that do not have access to science labs. The lack of proper laboratories can make it difficult to learn effectively and explore scientific principles. Therefore, the present study aims to demonstrate the feasibility and importance of conducting didactic science experiences in the classroom. The methodology involved a comprehensive review of the literature to theoretically support the teaching of science, as well as the development of the educational product, which includes the workbook and lesson plan. The results chapter presents detailed examples of practical experiences that can be carried out in the classroom. It is hoped that this study will contribute to improving the quality of science teaching in schools with limited resources, promoting the understanding of chemical concepts and stimulating students' interest in the subject. The educational product developed aims to enable educators to offer enriching hands-on experiences, even in the face of the limitations of science labs.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2024-12-16T20:21:42Z No. of bitstreams: 1 TCC_2023_GABRIELI DA SILVA JACOSKI.pdf: 834327 bytes, checksum: 929a40f99837b5bbed1cbe8a59dc277c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-14T18:28:27Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_GABRIELI DA SILVA JACOSKI.pdf: 834327 bytes, checksum: 929a40f99837b5bbed1cbe8a59dc277c (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Shirlei Silva (shirleialexandra@hotmail.com) on 2025-03-14T18:28:41Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_2023_GABRIELI DA SILVA JACOSKI.pdf: 834327 bytes, checksum: 929a40f99837b5bbed1cbe8a59dc277c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2025-03-14T18:28:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_2023_GABRIELI DA SILVA JACOSKI.pdf: 834327 bytes, checksum: 929a40f99837b5bbed1cbe8a59dc277c (MD5) Previous issue date: 2024-03-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Mato Grossopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExplorando a ciência na sala de aula : experiências didáticas e aplicações de conceitopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Osti, Renata Zachi de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5040691266263549pt_BR
dc.contributor.referee1Osti, Renata Zachi de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5040691266263549pt_BR
dc.contributor.referee2Rosinke, Patrícia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3135869298084965pt_BR
dc.contributor.referee3Wizbiki, Marilene-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5081437454103962pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6790364453219142pt_BR
dc.description.resumoO ensino de ciências é fundamental para a compreensão dos fenômenos naturais e a tomada de decisões em várias áreas da vida cotidiana. No entanto, a qualidade do ensino de ciências pode variar significativamente de uma Instituição para outra, e essa variação pode ser mais notada em escolas com recursos limitados e que não têm acesso a laboratórios de ciências. A falta de espaços adequados pode dificultar o aprendizado mais eficaz e a exploração dos princípios científicos. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de demonstrar a viabilidade e a importância de se realizar experiências didáticas de ciências em sala de aula. A metodologia envolveu uma revisão abrangente da literatura para embasar teoricamente o ensino de ciências, bem como o desenvolvimento do produto educacional, que inclui a apostila e o plano de aula. O capítulo de resultados apresenta exemplos detalhados de experiências práticas que podem ser realizadas em sala de aula. Espera-se que este estudo contribua para aprimorar a qualidade do ensino de ciências em escolas com recursos limitados, promovendo a compreensão dos conceitos químicos envolvidos na temática do ‘ar atmosférico’ e estimulando o interesse dos alunos pela disciplina. O produto educacional proposto visa auxiliar os educadores a oferecerem experiências práticas enriquecedoras, mesmo diante das limitações de laboratórios de ciências.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais (ICNHS) – Sinoppt_BR
dc.publisher.initialsUFMT CUS - Sinoppt_BR
dc.publisher.programQuímica - CUSpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
dc.subject.keywordEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordEducação Científicapt_BR
dc.subject.keywordExperiências Didáticaspt_BR
dc.subject.keywordLaboratórios de Ciênciaspt_BR
dc.subject.keywordRecursos Educacionaispt_BR
dc.subject.keyword2Science Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Science Educationpt_BR
dc.subject.keyword2Didactic Experiencespt_BR
dc.subject.keyword2Science Labspt_BR
dc.subject.keyword2Educational Resourcespt_BR
Aparece na(s) coleção(ções):Licenciatura em Ciências Naturais e Matemática - Habilitação em Química - Sinop

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_2023_GABRIELI DA SILVA JACOSKI.pdf814.77 kBAdobe PDFVer/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.